(62) 3089-0978
Rua S-6, 146 , 1°andar, Setor Bela Vista, Goiânia

Especialidades

Especialidades Atendidas

Cirurgia no joelho pode ser indicada em casos de dor intensa, quando o paciente apresenta limitação nos movimentos da articulação ou em casos de deformidades no joelho que não podem ser corrigidas com tratamentos convencionais.

Dr. Ulbiramar Correia atua há mais de 10 anos em Goiânia e tem expertise em diversos tipos de cirurgia do joelho, como artroscopia, prótese do joelho e medicina esportiva. Em mais de uma década, trata as mais variadas condições médicas que podem acometer os joelhos, dentre elas doenças ósseas, traumatismo, instabilidade articular, luxação, luxação patelar, artrose, osteoartrite, doenças musculoesqueléticas, lesões da cartilagem articular, meniscos e de ligamentos cruzados do joelho.

Dores crônicas ou aguda nos ossos, articulações, ligamentos, tendões, bursas e músculos, por exemplo, podem ser sinais de doenças musculoesqueléticas. Nesse texto, você conhecerá as principais doenças musculoesqueléticas que afetam os joelhos.
A Osteoartrite é caracterizada pelo desgaste ou degeneração da cartilagem do joelho e possui uma série de causas, como envelhecimento; sedentarismo; sobrepeso; doenças metabólicas; sobrecarga nos joelhos devido a esforço físico de atividades diárias ou esportes; fatores hereditários; gênero, as mulheres são as mais afetadas; alterações nos ossos, como joelhos valgo (voltados para dentro) ou varo (voltados para fora); etc.
Lesão após uma queda, movimentos repetitivos e esforço exagerado são alguns fatores que podem provocar instabilidade articular. Os sintomas desse problema incluem dor, irritação, inchaço (edema), dificuldade para estender totalmente o joelho e desconforto. Se não for diagnosticada precocemente, a instabilidade no joelho pode provocar o desgaste da cartilagem e evoluir para artrose.
Considerada uma das lesões mais graves, decorrente de trauma direto ou indireto, a luxação do joelho acontece quando existe desencaixe dos ossos da articulação e a ruptura de pelo menos 2 dos quatro principais ligamentos do Joelho – Ligamento Cruzado Anterior (LCA), Ligamento Colateral Medial (LCM), Ligamento Cruzado Posterior (LCP) e Ligamento Colateral Lateral (LCL). Os ligamentos, faixas fortes de tecido, são responsáveis por dar estabilidade ao joelho.
Geralmente, as lesões decorrem de processos degenerativos, como envelhecimento; acidentes de trânsito; obesidade; sobrepeso; mau alinhamento do joelho; excesso de exercício físico, etc. Caso a cartilagem esteja danificada ou desgasta, o paciente pode ser acometido por dores, rigidez e ter dificuldades para realizar movimentos de flexão e extensão.
Dor leve ou intensa no joelho, principalmente ao dobrar a perna, crepitação (estalos), ardência e inchaço são alguns dos sintomas da condromalácia patelar.
Responsável por ligar os músculos do quadril e da coxa com à perna, a patela, também conhecida como rótula, é um pequeno osso localizado na frente do joelho.
O Ligamento Cruzado Posterior (LCP), um dos mais importantes do joelho, é uma estrutura fibrosa localizada atrás do joelho e liga o fêmur (osso da coxa) à tíbia (osso da perna).
Lesões do LCA são frequentes em atletas profissionais ou amadores que praticam esportes que tenham movimentos de rotação ou deslocamentos laterais, como futebol, vôlei, basquete, artes marciais, etc.
Ossos são estruturas rígidas e possuem formas variadas. A matriz óssea é composta basicamente por cerca de 90% de fibras colágenas e 10% de sais inorgânicos, como cálcio, fósforo, potássio, entre outros.
Artroplastia é uma técnica cirúrgica realizada rotineiramente por ortopedistas especialistas em Joelho. O método consiste em substituir a articulação do joelho por uma prótese.
Artroscopia, também conhecida como videoartroscopia, é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo utilizado para tratar lesões no joelho.
Por ser uma articulação bastante requisitada no dia a dia, lesões no joelho são comuns. Para se ter uma ideia, é a segunda mais frequente em atletas, sejam profissionais ou amadores.
A Medicina Esportiva ou Medicina do Esporte é uma especialidade médica e tem como objetivo propiciar a atletas, sejam profissionais ou amadores, melhora no desempenho esportivo. Em Goiânia, por exemplo, os jogadores do futebol goiano são grandes beneficiados desse campo da ortopedia.

Precisa de um especialista em Joelho?

Agende uma consulta agora

Blog

Dr. Ulbiramar Correia – 2020

Todos os direitos reservados