(62) 3089-0978
uc.ortopedia@gmail.com
Rua S-6, 146 , 1°andar, Setor Bela Vista, Goiânia

Reconstrução do LCA

Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA): jogadores de times Goianos se beneficiam dessa técnica realizada em Goiânia

O joelho, uma das articulações mais importantes e complexas do corpo humano, é composto por músculos, tendões, ligamentos e por três ossos: fêmur, tíbia e patela. Esses ossos são conectados por ligamentos que tem como principal objetivo propiciar estabilidade ao joelho. Dentre os ligamentos mais importantes estão o Ligamento Cruzado Anterior (LCA), Ligamento Cruzado Posterior (LCP), Ligamento Colateral Lateral (LCL) e Ligamento Colateral Medial (LCM).

Por ser uma articulação bastante requisitada no dia a dia, lesões no joelho são comuns. Para se ter uma ideia, é a segunda mais frequente em atletas, sejam profissionais ou amadores. Nos EUA, anualmente ocorrem cerca de 200 mil lesões do LCA e são realizadas aproximadamente 100 mil cirurgias de reconstrução desse ligamento. No Brasil e em Goiânia os dados são inconclusivos, mas acredita-se que o número também seja expressivo.

Mas não são somente atletas que praticam esportes que exigem mudança rápida de direção e contato físico, como o futebol, os acometidos por esse problema. Causadas por diversos fatores, lesões no joelho podem ocorrer em decorrência de sedentarismo, exercícios físicos intensos ou feitos inadequadamente, predisposição genética, doenças ósseas, idade, excesso de peso, uso frequente de saltos com mais 3 de cm de altura, traumas por pancada (decorrentes de acidentes ou quedas, por exemplo), etc.

 

O que é a reconstrução do LCA?

Em vários casos de ruptura total ou parcial do ligamento, a cirurgia de reconstrução pode ser a opção mais apropriada de tratamento. A cirurgia do ligamento cruzado anterior é feita por meio de artroscopia. A cirurgia consiste basicamente em substituir o ligamento lesionado por enxerto retirado do próprio paciente. A escolha do enxerto depende do tipo de lesão, por isso o médico especialista em joelho leva em consideração questões como grau de deslocamento, instabilidade e outras lesões relacionadas.

Os enxertos mais utilizados são os procedentes de tendões flexores do joelho ou de ligamento patelar. A fixação óssea é realizada por meio de uma variedade de dispositivos, conhecidos popularmente como pinos, para assegurar uma boa cicatrização dos enxertos e reduzir as chances de futuros afrouxamentos.

 

Quando a cirurgia do LCA é indicada?

 A indicação da cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior dependerá do tipo de lesão e do perfil do paciente. Hoje em dia há um consenso entre os ortopedistas especialistas em Cirurgia do Joelho, em Goiânia existem alguns, no qual a cirurgia deve ser recomendada para pacientes jovens e que pretendem voltar à prática esportiva – principalmente atletas profissionais.

Isso ocorre porque o tempo e a qualidade da reabilitação por meio de tratamentos conservadores pode se prolongar demasiadamente, podendo causar instabilidade da articulação e comprometer o rendimento do atleta.

A cirurgia do LCA também pode ser indicada em casos de ruptura parcial do ligamento cruzado anterior quando estiver associada a outros tipos de lesões, como de meniscos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Precisa de um especialista em Joelho?

Agende uma consulta agora

Blog

Especialidades

Dores crônicas ou aguda nos ossos, articulações, ligamentos, tendões, bursas e músculos, por exemplo, podem ser sinais de doenças musculoesqueléticas. Nesse texto, você conhecerá as principais doenças musculoesqueléticas que afetam os joelhos.
A Osteoartrite é caracterizada pelo desgaste ou degeneração da cartilagem do joelho e possui uma série de causas, como envelhecimento; sedentarismo; sobrepeso; doenças metabólicas; sobrecarga nos joelhos devido a esforço físico de atividades diárias ou esportes; fatores hereditários; gênero, as mulheres são as mais afetadas; alterações nos ossos, como joelhos valgo (voltados para dentro) ou varo (voltados para fora); etc.
Lesão após uma queda, movimentos repetitivos e esforço exagerado são alguns fatores que podem provocar instabilidade articular. Os sintomas desse problema incluem dor, irritação, inchaço (edema), dificuldade para estender totalmente o joelho e desconforto. Se não for diagnosticada precocemente, a instabilidade no joelho pode provocar o desgaste da cartilagem e evoluir para artrose.
Considerada uma das lesões mais graves, decorrente de trauma direto ou indireto, a luxação do joelho acontece quando existe desencaixe dos ossos da articulação e a ruptura de pelo menos 2 dos quatro principais ligamentos do Joelho – Ligamento Cruzado Anterior (LCA), Ligamento Colateral Medial (LCM), Ligamento Cruzado Posterior (LCP) e Ligamento Colateral Lateral (LCL). Os ligamentos, faixas fortes de tecido, são responsáveis por dar estabilidade ao joelho.

Venha até nós

Precisa de atendimento?

Fale Conosco

Dr. Ulbiramar Correia – 2020

Todos os direitos reservados