(62) 3089-0978
Rua S-6, 146 , 1°andar, Setor Bela Vista, Goiânia

Lesão do LCP

Lesão do LCP? Existem tratamentos disponíveis em Goiânia

O Ligamento Cruzado Posterior (LCP), um dos mais importantes do joelho, é uma estrutura fibrosa localizada atrás do joelho e liga o fêmur (osso da coxa) à tíbia (osso da perna). Formado por duas faixas de tecido, o LCP tem como principal função dar estabilidade ao joelho. Quando é rompido, alguns movimentos podem ficar inviabilizados.

Normalmente, acidentes ciclísticos, de carro, motociclísticos, queda ou entorse podem desencadear lesão do LCP. Esportistas de modalidades como rúgbi, futebol americano e artes marciais também podem sofrer com o rompimento do LCP.

Quando ocorre lesão do LCP, o joelho fica inchado, dolorido e pode surgir instabilidade na articulação. Todavia, os sintomas dependem da gravidade da lesão. Em razão disso, lesões do ligamento cruzado posterior são divididas em três graus. Confira quais são:

Grau 1: o LCP fica ligeiramente distendido, mas o joelho permanece estável;

Grau 2: a distensão deixa o tendão frouxo e a ruptura é parcial;

Grau 3: existe a ruptura total do ligamento, provocando instabilidade do joelho.

Dependendo do grau da lesão, os sintomas podem desaparecer em algumas semanas. Contudo, se o joelho permanecer instável, é preciso procurar um ortopedista especialista em Joelho. O diagnóstico de lesão do LCP é feito através de exames de imagem como raio-x e ressonância magnética. O tratamento é realizado de forma individual e o ortopedista leva sempre em consideração o grau da lesão.

 

Em Goiânia ortopedista especialista em Joelho trata lesão do LCP

O responsável por tratar lesão do LCP em Goiânia é o ortopedista especialista em Joelho. O tratamento para esse tipo de lesão é feito de acordo com o grau de gravidade. Inicialmente, o tratamento para lesão do LCP é conservador (sem necessidade de cirurgia), onde o ortopedista pode receitar anti-inflamatórios e recomendar sessões de fisioterapia e a utilização de algum sustentador para dar apoio e proteção ao joelho lesionado. Assim, o corpo pode cicatrizar a lesão naturalmente.

Se o tratamento convencional não surtir efeitos, o ortopedista especialista em Joelho pode optar por uma intervenção cirúrgica. Nesse caso, o médico precisará reconstruir a região, método cirúrgico conhecido como artroscopia, procedimento minimamente invasivo. O processo de recuperação pós-operatório é feito por etapas e envolve equipe multiprofissional.

 

Motociclistas em Goiânia são afetados por lesão do LCP?

Como supracitado, uma lesão do LCP pode decorrer de um acidente motociclístico. Desse modo, com frequência, vários motociclistas em Goiânia sofrem rompimento desse ligamento. Porém, atualmente não há dados disponíveis para quantificar quantos motociclistas são afetados por esse tipo de lesão anualmente.

No entanto, um artigo de 2013 publicado na Revista Brasileira de Ortopedia, o mais recente, mostra que lesões no LCP são predominantes em homens que estão na faixa etária dos 33 anos. A pesquisa salienta, ainda, que 73,80% dos casos de rompimento do LCP decorrem de acidentes de trânsito, dos quais 49,4% envolvem motociclistas. O artigo revela também que 84,7% das lesões são multiligamentares, envolvendo principalmente o Ligamento Cruzado Anterior (LCA).

Gostou do artigo? Compartilhe!

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Precisa de um especialista em Joelho?

Agende uma consulta agora

Dr. Ulbiramar Correia

Ortopedia, Traumatologia, Medicina Esportiva & Cirurgia de Joelho.

Dr. Ulbiramar Correia atua há mais de 10 anos em Goiânia e tem expertise em diversos tipos de cirurgia do joelho, como artroscopia, prótese do joelho e medicina esportiva. Em mais de uma década, trata as mais variadas condições médicas que podem acometer os joelhos, dentre elas doenças ósseas, traumatismo, instabilidade articular, luxação, luxação patelar, artrose, osteoartrite, doenças musculoesqueléticas, lesões da cartilagem articular, meniscos e de ligamentos cruzados do joelho.

Blog

Especialidades

osteoartite-joelho-goiania

Osteoartrite do Joelho

Osteoartrite? Consulte médico especialista em Joelho em Goiânia Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a osteoartrite, também denominada de artrose, é a

Leia mais
luxacao-joelho-goiania

Luxação do Joelho

Luxou o joelho? Consulte o médico especialista em Joelho em Goiânia Embora já tenha sido conhecida como uma entorse rara, cresceu consideravelmente nos últimos anos

Leia mais
lesoes-joelho-goiania

Lesões do Joelho

Cartilagem articular e meniscos são afetados por lesões do joelho? O joelho, uma das maiores articulações do corpo humano, é composto pelo fêmur, tíbia e

Leia mais

Venha até nós

Precisa de atendimento?

Fale Conosco

© 2020 Dr. Ulbiramar Correia All Rights Reserved – Developed by QMIX Digital