Tratamento da Lesão de LCA em Goiânia: Como é e onde tratar?

tratamento-lesao-lca-goiania

O ligamento cruzado anterior (LCA) assegura a estabilidade do joelho nas rotações do joelho, e funciona também como protetor dos meniscos interno e externo e cartilagens.

Dessa forma, desempenha um papel essencial para a realização de tarefas cotidianas, como sair do carro, onde a pessoa, após colocar o pé no chão, gira o corpo sobre o joelho.

Em caso de traumatismo violento do joelho (entorse) com um movimento de pivô brutal sobre o joelho enquanto o pé está fixo no chão, o LCA pode se romper, sendo necessário buscar imediatamente tratamento da lesão de LCA em Goiânia.

Infelizmente, a ruptura completa é a mais frequente, embora a ruptura parcial possa ocorrer também.

Jovens que praticam esportes de contato como o futebol, handball e basquete, vôlei, por exemplo, são os mais afetados pela lesão do ligamento cruzado anterior.

Na maioria das vezes, é um tipo de lesão que é, de certa forma, impossível de prever, logo, é importante saber como e onde tratar, e assim, você já sabe quais medidas tomar.

Procurando tratamento da lesão de LCA em Goiânia? Clique e conheça o Dr. Ulbiramar

O que é LCA – Ligamento cruzado anterior?

O ligamento cruzado anterior (LCA) é um dos quatro ligamentos da articulação do joelho, e é chamado de cruzado porque cruza o joelho, localizado ao nível da articulação do joelho, que conecta o fêmur à tíbia.

É constituído por um tecido conjuntivo fibroso, que tem a particularidade de ser resistente, e representa uma função importante na articulação do joelho, pois intervém especialmente na sua estabilidade.

Lembrando que os ligamentos permitem às superfícies articulares permanecer em contato no momento dos movimentos e asseguram assim a estabilidade da articulação.

No momento dos movimentos de extensão da perna, o ligamento cruzado anterior se estende e impede o fêmur de deslizar para trás, em relação à tíbia.

O que é lesão do ligamento cruzado anterior?

É uma lesão que causa uma instabilidade no joelho, o que afeta sua funcionalidade, pois durante o traumatismo, a articulação pode sofrer uma torção extensa e provocar uma lesão no ligamento.

A articulação do joelho compreende quatro ligamentos, dois ligamentos laterais, situados de cada lado do joelho, e dois ligamentos no centro do joelho, chamados de cruzados.

Toda entorse ou luxação do joelho pode lesionar um ou os dois ligamentos e causar uma instabilidade crônica consequentemente.

Na maioria das vezes, é uma lesão decorrente de uma torção do joelho ou devido à hiperextensão da articulação.

Muito comum em atletas profissionais e amadores que praticam esportes que exigem movimentos de rotação ou deslocamentos laterais, como futebol, vôlei, basquete, etc.

No entanto, também pode ser decorrente de entorses do joelho ao realizar atividades domésticas ou profissionais, assim como de acidentes de trânsito.

A lesão pode ser total ou parcial. No caso da ruptura parcial, algumas fibras entre o fêmur e a tíbia permanecem intactas ou muito ligeiramente estendidas.

Portanto, é importante estar atento aos sinais de lesão deste ligamento e buscar o mais breve possível tratamento da lesão de LCA em Goiânia.

Quais são os sintomas de lesão do ligamento cruzado anterior?

No momento de um acidente, um estalo pode ser sentido, acompanhado de uma forte dor, inchaço e derrame articular do joelho (sangramento dentro da articulação).

Alguns pacientes relatam a impressão de que o joelho “saiu do lugar e voltou”.

No caso de ruptura do LCA, uma instabilidade pode ser sentida, em particular na hora da mudança de direção.

Após os primeiros dias ou semanas, embora o joelho fique menos dolorido e inchado, há uma sensação de falseio e um aumento na falta de segurança.

Muitas vezes, torna-se necessário o tratamento de instabilidade do joelho em Goiânia, pois alguns pacientes sentem falta de segurança para caminhar e realizar outras atividades, enquanto outros retornam às atividades mesmo com o ligamento rompido.

Em praticamente metade dos casos, uma lesão do menisco pode se apresentar e gerar dores ou bloqueios no joelho.

Como diagnosticar uma ruptura do LCA?

Antes de dar início ao tratamento da lesão de LCA em Goiânia, é necessário que o ortopedista especialista em joelho faça o diagnóstico, o qual se faz através de um exame clínico.

Testes dinâmicos também são necessários, além de radiografias e ressonância magnética.

O primeiro ponto do exame é o interrogatório, onde o médico vai solicitar ao paciente para descrever as circunstâncias do acidente. E, geralmente, uma das respostas mais comuns é “Meu joelho virou”.

Ele fala também que percebeu um estalo, e relata que depois disso não conseguia mais colocar o joelho no chão.

Portanto, o estalo, deslocamento e impotência funcional representam uma forte probabilidade de ruptura do ligamento cruzado anterior.

Como é o tratamento da lesão de LCA em Goiânia?

O primeiro passo para o tratamento de instabilidade do joelho em Goiânia é consultar um ortopedista especialista em joelho, e então realizar um exame clínico.

É um tratamento em que se leva em consideração vários fatores: idade do paciente, o tipo de lesão, a atividade profissional, etc.

Às vezes, o tratamento não é cirúrgico e, nesse caso, deve ser seguido à risca.

Frequentemente, uma imobilização do joelho com uma tala é prescrita durante 3 semanas. Assim que possível, fisioterapia para recuperar a mobilidade, a força muscular e a estabilidade deve ser iniciada.

No entanto, na maioria das vezes, o tratamento é cirúrgico, que consiste em uma reconstrução (ou substituição) do LCA, mas é importante que seja realizada depois que a fase de dor mais intensa e inchaço já tenha passado.

Como é a cirurgia da lesão do ligamento cruzado anterior?

Caso o ortopedista opte pela cirurgia como tratamento da lesão de LCA em Goiânia, a intervenção geralmente é pela técnica de artroscopia, utilizando os tendões do próprio paciente.

A escolha do enxerto depende do tipo de lesão, e apenas o ortopedista especialista em joelho é capaz de avaliar, pois vai considerar o grau do deslocamento, instabilidade e outras lesões associadas.

Na maioria das vezes, os enxertos mais utilizados são aqueles dos tendões flexores do joelho ou de ligamento patelar.

A cirurgia em si é realizada com o uso de pinos, que além de assegurar uma boa cicatrização, reduzem as chances de futuros afrouxamentos.

Quando a cirurgia de LCA é indicada?

Em primeiro lugar, hoje em dia, devido à precisão diagnóstica e técnicas cirúrgicas pouco agressivas e minimamente invasivas, não há limite de idade para reconstruir o ligamento cruzado anterior.

As principais indicações para tratamento da lesão de LCA em Goiânia através de cirurgia são:

1.Em caso de instabilidade do joelho: se a ruptura do LCA ocorreu há meses ou anos, e se mesmo após o tratamento convencional, o paciente ainda sentir o joelho instável, repetidas entorses, ou mesmo evitar um esporte por medo de lesão ou falta de confiança no joelho.

2.Em caso de lesões graves de um menisco, da cartilagem ou de outros ligamentos. É necessário tratar o menisco ou a cartilagem e o ligamento cruzado anterior ao mesmo tempo.

3.Em caso de prática esportiva de risco, regularmente e com intensidade. Por exemplo, futebol, vôlei, tênis, artes marciais, skate, etc. A prática deve ser regular e com uma certa intensidade, pois se é ocasional, o risco de torção diminui. Nessa indicação, é importante que o paciente discuta com o seu médico sobre suas expectativas.

No entanto, o ortopedista especialista em joelho Goiânia deve reunir o máximo de dados antes de optar pela cirurgia, por exemplo, se existem lesões de ligamentos laterais associados ou graves lesões nos meniscos que possam comprometer o funcionamento do joelho.

Quais são os riscos da cirurgia para tratamento da lesão de LCA em Goiânia?

Como a artroscopia é um procedimento minimamente invasivo, os riscos são muito baixos, porém, como qualquer outra cirurgia, podemos destacar os possíveis riscos:

  • Infecção;
  • Sangramento;
  • Reação à anestesia;
  • Trombose venosa profunda;
  • Artrofibrose.

O paciente deve estar ciente de todas essas complicações, mesmo sendo a cirurgia de baixo risco.

Como é o pós-operatório da cirurgia de LCA?

É importante saber que o pós-operatório é decisivo para o sucesso da cirurgia para tratamento da lesão de LCA em Goiânia.

Na maioria dos casos, são necessários seis meses para total vascularização do tendão enxertado, logo, as atividades durante esse período devem ser moderadas.

O paciente sai do hospital com muletas, uma vez que não pode colocar o pé no chão, e depois de 20 dias, já consegue andar.

No entanto, somente após 6 meses, será possível retornar às práticas esportivas de alto impacto, como o futebol.

Recomenda-se sessões de fisioterapia após 10 dias, uma vez que esse período é mais suscetível a inflamações, sendo mais aconselhável o repouso.

Geralmente, ao fim do primeiro mês, o joelho estará com suas funções normais, como flexão e extensão.

É fundamental seguir todas as orientações do médico, principalmente para evitar uma nova ruptura.

Qual é o resultado esperado da cirurgia para tratamento da lesão de LCA em Goiânia?

De fato, vários fatores estão envolvidos no prognóstico, como por exemplo, a idade, o tipo de lesão e se o protocolo de reabilitação foi seguido.

Para esportistas, cerca de 80% dos pacientes retornam às suas atividades em até um ano após a cirurgia, onde 65% retornam ao mesmo nível antes da lesão.

Por outro lado, pacientes não tão ativos, que apresentam outras lesões e que demoram a realizar a cirurgia, apresentam pior prognóstico.

Por isso, é importante consultar um ortopedista especialista em joelho Goiânia assim que sofrer uma entorse no joelho.

Onde encontrar tratamento da lesão de LCA em Goiânia?

Para o tratamento de instabilidade do joelho em Goiânia, é indispensável um ortopedista especialista em joelho, pois somente ele é capaz de diagnosticar corretamente e indicar o melhor tratamento.

O Dr. Ubiramar Correia é uma referência, profissional com expertise em várias condições médicas que podem acometer os joelhos, como doenças ósseas, artrose, instabilidade articular, até cirurgia de ligamentos cruzados do joelho.

Além de buscar a excelência técnica e seguir os melhores protocolos internacionais, seu foco é no atendimento individualizado e humanizado. 

Seja o tratamento convencional ou cirúrgico, ao contar com o suporte de um especialista, o paciente tem menores chances de sofrer uma nova lesão e uma recuperação mais rápida!

Gostou do artigo? Compartilhe!

Share on pinterest
Pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Precisa de um especialista em Joelho?

Agende uma consulta agora

Dr. Ulbiramar Correia

Ortopedia, Traumatologia, Medicina Esportiva & Cirurgia de Joelho.

Dr. Ulbiramar Correia atua há mais de 10 anos em Goiânia e tem expertise em diversos tipos de cirurgia do joelho, como artroscopia, prótese do joelho e medicina esportiva. Em mais de uma década, trata as mais variadas condições médicas que podem acometer os joelhos, dentre elas doenças ósseas, traumatismo, instabilidade articular, luxação, luxação patelar, artrose, osteoartrite, doenças musculoesqueléticas, lesões da cartilagem articular, meniscos e de ligamentos cruzados do joelho.

Especialidades

LCA goiania

Cirurgia Ligamento Cruzado Anterior – LCA

O Ligamento Cruzado Anterior (LCA), um dos quatro principais ligamentos do joelho, é composto por um resistente “cordão” de tecido fibroso em formato de “x” que conecta o fêmur (osso da coxa) à tíbia (osso da perna). A principal função do LCA é dar estabilidade ao joelho no sentido de rotação, preservando, desse modo, estruturas internas como meniscos e cartilagens. O LCA é essencial para que as pessoas consigam realizar tarefas diárias como sair do carro, ocasião em que após colocar o pé no chão o indivíduo gira o corpo sobre o joelho. Lesões do LCA são frequentes em atletas

Leia mais
doencas-joelho-goiania

Doenças Musculoesqueléticas

O que são doenças musculoesqueléticas? Tendinite no joelho é uma delas Segundo o Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, de São Paulo, 90% da população sofre por causa de dores musculoesqueléticas, fato que leva 30% a faltar no trabalho. Essas dores, geralmente, podem ser sinais de doenças musculoesqueléticas, como tendinite no joelho, bursite, entesopatia, dentre outras. Se não tratadas, essas enfermidades podem comprometer a qualidade de vida e, em casos crônicos, levar à invalidez. Embora os números da pesquisa sejam significativos, boa parte da população não sabe como as doenças musculoesqueléticas se manifestam, nem o

Leia mais
osteoartite-joelho-goiania

Osteoartrite do Joelho

Osteoartrite? Consulte médico especialista em Joelho em Goiânia Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a osteoartrite, também denominada de artrose, é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido. Ainda segundo a instituição, 80% dos indivíduos com osteoartrite possuem limitações de movimento e 25% não conseguem realizar atividades do dia a dia como caminhar ou subir escadas, por exemplo. Embora seja conhecida por afetar idosos com mais de 60 anos, pois tem caráter degenerativo, uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) revela que 20% dos brasileiros na faixa

Leia mais
instabilidade-articular-joelho-goiania

Instabilidade Articular: causas, diagnóstico e tratamentos

Instabilidade articular? Vá ao médico especialista em Joelho Você já se desequilibrou andado ou sentiu dor carregando algo mais pesado? Acontece com frequência? Se sua resposta for sim, é hora de procurar avaliação de um médico especialista em Joelho, pois você pode estar sofrendo com instabilidade articular. Esse problema, que pode ter origem congênita (de nascença) ou adquirida, ocorre quando os ligamentos do joelho estão enfraquecidos e pode envolver outras estruturas como músculos, cartilagem articular e meniscos. Dentre os principais ligamentos do joelho estão: Ligamento Cruzado Anterior (LCA), Ligamento Colateral Lateral (LCL), Ligamento Colateral Medial (LCM) e Ligamento Cruzado Posterior

Leia mais
luxacao-joelho-goiania

Luxação do Joelho

Luxou o joelho? Consulte o médico especialista em Joelho em Goiânia Embora já tenha sido conhecida como uma entorse rara, cresceu consideravelmente nos últimos anos os casos de luxação do joelho no Brasil, isso se deve ao expressivo número de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motos, e a quantidade crescente de praticantes de exercícios físicos. Considerada uma das lesões mais graves, decorrente de trauma direto ou indireto, a luxação do joelho acontece quando existe desencaixe dos ossos da articulação e a ruptura de pelo menos 2 dos quatro principais ligamentos do Joelho – Ligamento Cruzado Anterior (LCA), Ligamento Colateral Medial

Leia mais
lesoes-joelho-goiania

Lesões do Joelho

Cartilagem articular e meniscos são afetados por lesões do joelho? O joelho, uma das maiores articulações do corpo humano, é composto pelo fêmur, tíbia e patela. Todos esses ossos são ligados por várias estruturas, como ligamentos, tendões, cartilagem e menisco. Por ser um membro bastante solicitado no dia a dia para diversas atividades cotidianas, o joelho é uma das áreas que mais sofre lesões diretas e indiretas. Rompimento do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), condromalácia, tendinite, luxação patelar, lesão do menisco, rompimento do Ligamento Cruzado Posterior (LCP), dentre outras, são os principais traumas que acometem os joelhos. Detalhes sobre essas lesões

Leia mais

Venha até nós

Precisa de atendimento?

Fale Conosco