É perfeitamente normal buscar o máximo de informações sobre cirurgia patela joelho recuperação, e saber assim quais cuidados tomar.

Apenas lembrando que a patela, mais conhecida como rótula, é a parte da frente do joelho, e justamente por sua localização, é bastante exposta e suscetível a lesões.

Como cirurgião especialista em joelho em Goiânia, passo todas as orientações pós-operatórias aos meus pacientes, e assim, já sabem o que esperar e o que fazer no caso de algum imprevisto.

Se você vai se submeter a uma cirurgia de patela, elaboramos esse conteúdo mostrando em detalhes todo o processo de recuperação!

O que é a patela?

A patela é uma das partes que formam o joelho, a qual era chamada de “rótula”, que fica na frente da articulação do joelho, a qual tende a proteger contra eventuais danos.

Sua anatomia é espessa, plana e triangular, com seu ápice apontado para baixo.

Por fim, a patela possui uma borda medial e uma lateral, bem como uma base na sua porção proximal.

Como é a cirurgia de patela?

A técnica utilizada vai depender de acordo com a gravidade da fratura ou lesão.

Por exemplo, quando mais de uma estrutura foi lesada, pode ser necessário mais de uma cirurgia, a fim de tratar todos os problemas.

Nos casos em que há a necessidade de retirar parte ou toda a patela, o tratamento tende a ser um pouco mais complicado. Contudo, dentre as principais técnicas, a mais comum é aquela que se utiliza de placas, parafusos e fios.

Mas, na grande maioria dos casos, a cirurgia é feita pelo método artroscópico, o qual é muito menos invasivo que outras técnicas.

Para isso, são feitas duas pequenas incisões para a introdução de uma pequena câmera, permitindo ao cirurgião ter uma visão completa e ampla de toda a área que foi afetada, e para a inserção dos equipamentos cirúrgicos.

Cirurgia patela joelho recuperação

Agora que já falamos sobre como é a cirurgia, com certeza você está interessado em saber como é a recuperação. Então, a recuperação vai depender da gravidade do seu caso e de qual técnica foi utilizada.

Mas, no geral, após a cirurgia, o paciente precisa passar por uma série de fisioterapia e exercícios para promover a função da articulação.

Por conta disso, os médicos estipulam algumas “metas” de recuperação de acordo com as semanas que se passaram.

Ou seja, com 2 semanas de recuperação, o paciente já deve conseguir fazer movimentos X. Para que você entenda melhor essa questão, daremos detalhes abaixo.

Semanas 0-2

O paciente passa por alguns exercícios simples, os quais incluem movimentos de dobrar, girar e levantar a perna, sempre respeitando cada limitação. O intuito dos exercícios é para:

  • Cicatrizar feridas;
  • Reduzir inchaços;
  • Promover controle muscular;
  • Desmame das muletas.

    Semana 2-6

    A cirurgia patela joelho recuperação nessa fase deve ser um pouco mais avançada. Como o paciente passou pelos exercícios durante as semanas anteriores, nesta, o esperado é que tanto a dor quanto o inchaço tenham sido resolvidos.

    Mas, ainda que não hajam os sintomas, novos exercícios são introduzidos, cujos objetivos são:

    • Estender ou dobrar o joelho por completo;
    • Melhorar o equilíbrio;
    • Começar a andar da forma certa;
    • Fortalecer os músculos da coxa.

      Nessas semanas, o fisioterapeuta deve incluir novos exercícios, tais como nadar e andar de bicicleta. Eles são mais específicos, uma vez que as metas são:

      • Recuperar a extensão;
      • Apoio total do peso;
      • Mínimo de dor e derrame;
      • Evitar a tensão do tendão;
      • Marcha normal com tolerância de peso.

      Semanas 6-24

      Nessa fase da cirurgia patela joelho recuperação é quando você passa a voltar ao seu nível normal de atividade física.

      Por conta disso, o ideal é começar numa academia e aumentar a frequência dos treinamentos, visando:

      • Aumentar a força total da perna;
      • Promover o controle dos quadríceps;
      • Boa estocada;
      • Retorno às atividades.

        No entanto, apesar de todos esses incentivos, o paciente precisa evitar esportes que envolvam torções, pulos e viradas de corpo para que não haja outra lesão nos joelhos.

        Após 6 meses

        Depois desse período, o paciente já deve ser capaz de voltar a praticar qualquer esporte, dependendo da sua recuperação.

        Afinal, cada pessoa reage de uma forma diferente. Alguns podem precisar de mais tempo para se sentirem mais confiante.

        Quando vou poder voltar a dirigir?

        Uma das perguntas mais recorrentes a respeito da cirurgia patela joelho recuperação é sobre quando o paciente vai poder voltar a dirigir. Mas, quanto a isso, apenas o seu médico vai poder lhe dizer com mais propriedade.

        Mas, geralmente, os pacientes voltam a dirigir depois de três a quatro semanas, que é quando há mais confiança para colocar o peso do seu corpo sob o pé.

        Conclusão

        O tempo de recuperação de uma cirurgia de patela varia dependendo da gravidade da lesão e do tipo de cirurgia realizada, mas geralmente leva de 6 semanas a 6 meses para uma recuperação completa.

        Durante esse período, é importante seguir as orientações do médico cirurgião e fisioterapeuta para uma recuperação adequada.

        Mas caso tenha restado alguma dúvida, agende uma consulta para esclarecer qualquer questão, principamente porque uma boa recuperação é o caminho para o retorno às atividades com total segurança.

        Ortopedista especialista em joelho [CRM/GO: 11552 | SBOT: 12166 | RQE: 7240]. Membro titular da SBCJ (sociedade brasileira de cirurgia do joelho), SBRATE (sociedade brasileira de artroscopia e trauma esportivo) e da SBOT(sociedade brasileira de ortopedia e traumatologia).