Embora já tenha sido conhecida como uma entorse rara, cresceu consideravelmente nos últimos anos os casos de luxação no joelho, isso se deve ao expressivo número de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motos, e a quantidade crescente de praticantes de exercícios físicos.
O que é luxação no joelho?
Considerada uma das lesões mais graves, decorrente de trauma direto ou indireto, a luxação no joelho acontece quando existe desencaixe dos ossos da articulação e a ruptura de pelo menos 2 dos quatro principais ligamentos do Joelho – LCA – ligamento cruzado anterior, LCM – ligamento colateral medial, LCP – ligamento cruzado posterior e LCL – ligamento colateral lateral.
Os ligamentos, faixas fortes de tecido, são responsáveis por dar estabilidade ao joelho.
Além de lesão nos ligamentos, existe também a possibilidade de trauma dos meniscos, cartilagem, vasos sanguíneos e nervos.
Desse modo, é fundamental fazer uma investigação minuciosa e em tempo hábil (menos de 8 horas), pois a junção de luxação com diagnóstico tardio pode levar à amputação do membro em virtude dos danos provocados nas estruturas neurológicas e vasculares.
Sintomas da luxação no joelho
Dor, limitação dos movimentos (extensão e flexão) e inchaço são os principais sintomas de um deslocamento do joelho e aparecem logo após o trauma. Como o diagnóstico desse tipo de luxação precisa ser rápido e assertivo, se apresentar qualquer sintoma procure um médico especialista em Joelho em Goiânia. Com a ajuda do profissional, é possível realizar todos os exames e averiguar a gravidade do caso.
Quer saber quais são os tratamentos e se estão disponíveis em Goiânia? Continue lendo o artigo.
O que causa a luxação no joelho
Geralmente, a luxação do joelho é causada por traumas de alta energia, comuns em acidentes de trânsito; entorses; quedas de grandes alturas; queda da própria altura; prática de esportes de maior contato físico, como artes marciais, motocross, futebol e futebol americano; dentre outros desportos nos quais existe maior impacto na articulação do joelho.
Exames para luxação no joelho
O exame físico nem sempre é conclusivo quando ocorre um deslocamento do joelho. Por isso, radiografia, ressonância e tomografia são alguns dos principais exames de imagem utilizados para diagnosticar uma luxação de joelho de forma assertiva.
Qual médico trata luxação no joelho
Quando ocorre uma luxação de joelho, a primeira atitude tomada pelo médico especialista em Joelho é recolocar a articulação no lugar. Posteriormente são feitos exames de imagem para determinar qual será o tratamento – a maioria é cirúrgico, haja vista que é preciso reparar e/ou reconstruir os ligamentos e outros tecidos atingidos.
Após a cirurgia, o ortopedista irá prescrever alguns medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios.
Posteriormente, depois da recuperação do paciente, sessões de fisioterapia são recomendadas para que haja total recuperação dos movimentos.
Como falar com um ortopedista online?
Após passar por uma cirurgia no joelho, é normal que surjam dúvidas e alguns medos. Nessas horas, é possível contar com a telemedicina, serviço de assistência remota no qual o médico pode interpretar exames e emitir laudos a distância.
Para isso, o paciente precisa de internet, celular, tablet ou um notebook para conversar com o médico especialista em Joelho. Quando estiver conectado, o ortopedista pode tirar todas as dúvidas e até mesmo indicar remédios para alívio da dor.
Por meio da telemedicina também é possível contar com um especialista em casos de urgência.
Um exemplo prático: você está em casa sozinho e cai no banheiro. Depois desse incidente, você pode conversar com o médico através de uma videochamada, momento em que ele perguntará quais são os sintomas.
Após isso, o especialista dará as orientações sobre quais cuidados devem ser tomados.
Telemedicina é isso: um serviço de atenção primária no qual o paciente não precisa se deslocar de um determinado local para ser atendido.