Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a osteoartrite de joelho, também denominada de artrose, é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido.
Ainda segundo a instituição, 80% dos indivíduos com osteoartrite no joelho possuem limitações de movimento e 25% não conseguem realizar atividades do dia a dia como caminhar ou subir escadas, por exemplo.
Embora seja conhecida por afetar idosos com mais de 60 anos, pois tem caráter degenerativo, uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) revela que 20% dos brasileiros na faixa etária dos 30 anos sofrem com essa enfermidade.
Além disso, dados do Instituto Nacional de Seguro Social do Governo Federal (INSS) indicam que a artrose é a terceira causa de afastamento do trabalho.
O que é osteoartrite no joelho
A Osteoartrite é caracterizada pelo desgaste ou degeneração da cartilagem do joelho e possui uma série de causas, como envelhecimento; sedentarismo; sobrepeso; doenças metabólicas; sobrecarga nos joelhos devido a esforço físico de atividades diárias ou esportes; fatores hereditários; gênero, as mulheres são as mais afetadas; alterações nos ossos, como joelhos valgo (voltados para dentro) ou varo (voltados para fora); etc.
Sintomas da osteoartrite de joelho
Os sintomas da osteoartrite são semelhantes ao da condromalácia patelar. Dentre eles destacam-se: dor no joelho, rigidez, dificuldade para caminhar ou subir e descer escadas, perda de flexibilidade, inchaço, crepitações (estalos), etc. Para ter um diagnóstico assertivo, é fundamental procurar um ortopedista especialista em Joelho.
Como diagnosticar a osteoartrite no joelho
O diagnóstico dessa doença pode ser clínico, ou seja, o médico especialista em Joelho analisa os sintomas típicos relatados pelo paciente e a idade.
Porém, o ortopedista pode pedir exames laboratoriais, especialmente se o paciente for jovem (menos de 45 anos). Dentre os exames que podem ser solicitados estão radiografia, ressonância magnética, ultrassonografia, hemograma e análise do líquido sinovial da articulação do joelho.
Tratamento da osteoartrite de joelho
O tratamento da osteoartrite visa aliviar a dor, a dificuldade para caminhar e o inchaço. O médico especialista em Joelho leva sempre em consideração a gravidade da doença para determinar qual é a melhor terapêutica.
Desse modo, pode indicar analgésicos, anti-inflamatórios, narcóticos e fisioterapia, por exemplo.
No entanto, caso o tratamento convencional não surta efeitos, também é possível realizar infiltrações de cortisona ou ácido hialurônico.
Por fim, a última opção é fazer uma cirurgia no joelho para substituir a articulação, procedimento denominado de artroplastia.
Quando isso acontece, o ortopedista substitui (parcial ou total) a articulação por uma prótese, que pode ser de plástico ou metal.
Consulta para da osteoartrite de joelho – Não está em Goiânia? Conte com a Telemedicina!
Caso esteja fora da capital e precise de consulta com um médico especialista em Joelho em Goiânia, você pode contar com a Telemedicina, serviço inovador que vem conquistando cada vez mais espaço no Brasil.
Por meio da telemedicina é possível monitorar as condições de saúde do paciente (teleassistência), receber laudos (telelaudos) e ainda existe a possibilidade do médico intervir em situações delicadas.
Mesmo por meio de assistência remota, a telemedicina proporciona atendimento humanizado, pode melhorar a relação médico-paciente e proporciona mais qualidade de vida. Esses são somente alguns dos benefícios que a telemedicina oferece.