Uma cirurgia bastante comum na rotina dos ortopedistas especialistas em joelho é a chamada prótese navegada de joelho, que se caracteriza pela substituição da articulação do joelho que está doente.
Na grande maioria das vezes, essa cirurgia é indicada por cirurgião ortopedista em Goiânia para o tratamento de alguma doença degenerativa e crônica, a qual é capaz de prejudicar e desestabilizar o joelho do paciente.
No entanto, a grande questão é que muitos pacientes ficam com um pouco de receio a respeito do método cirúrgico, e é justamente sobre isso que vamos abordar nesse artigo.
Mas já posso adiantar que, embora sendo uma técnica muito recente, a prótese navegada de joelho é capaz de trazer dezenas de benefícios ao paciente.
O que é prótese navegada de joelho?
Quando se trata de prótese navegada de joelho, consiste em uma técnica em que se utiliza ajuda de um computador.
A navegação nada mais é que um tipo de sistema, o qual é capaz de captar algumas das informações anatômicas do paciente e também dos instrumentos cirúrgicos.
Através de um software, o computador processa todas essas informações.
Este, por sua vez, devolve ao cirurgião ortopedista todos esses dados, tudo em tempo real, oferecendo uma precisão ainda maior em toda a cirurgia.
Sendo assim, é uma abordagem que acaba se tornando uma excelente alternativa, já que confere uma precisão muito maior para o médico.
E a cirurgia convencional, como é feita?
Apenas para você entender melhor a evolução dessa técnica, pode ser interessante saber como é a técnica convencional.
Nesse caso, não há qualquer ajuda de computadores durante a cirurgia. Para esse caso, o ortopedista precisa usar guias específicos, na verdade, como se fossem moldes ou réguas.
Visualmente, deve realizar todos os passos da cirurgia, levando em conta a sua habilidade cirúrgica e expertise.
É claro que nesse método a precisão também é importante. Mas, como não se tem algum apoio tecnológico, acaba que a sua obtenção não é igual ao método navegado.
Afinal, não existe um computador que faça os cálculos de incisões ou mesmo de posicionamento das ferramentas.
Ambos métodos são eficientes? Sim. Trata-se apenas de um método mais analógico e sem ajuda de um computador.
Quais são as vantagens da prótese navegada?
Inúmeras são as vantagens de optar pela cirurgia de prótese navegada de joelho, sendo a principal delas o fato de ser ter ajuda de um computador.
Por consequência, a cirurgia será muito mais precisa, onde o médico será capaz de observar todos os detalhes da articulação.
Como se trata de um tipo de cirurgia robótica, permite que o médico veja toda a estrutura em tempo real, dando ainda mais precisão para a cirurgia.
Justamente pelo fato de ser possível visualizar toda a estrutura danificada, isso diminui as possibilidades de erro.
Afinal, o médico vai saber exatamente o que fazer e qual o estado da estrutura que deve fazer a substituição.
Assim, cirurgias que antes eram um verdadeiro desafio para os ortopedistas, devido à gravidade da deformidade no joelho, hoje em dia, por conta da prótese navegada, oferecem melhores resultados e precisão.
Além do mais, devido ao fato de uma cirurgia menos invasiva, acaba que o pós-operatório costuma ser um pouco mais tranquilo.
Uma das grandes dúvidas dos pacientes é sobre o tempo de repouso após cirurgia de joelho. Mas, ainda que esse período costume variar de acordo com alguns fatores, a prótese navegada costuma oferecer uma recuperação mais precoce.
Artroplastia do joelho: navegada ou convencional?
Não tem como negar que a prótese navegada de joelho tende a oferecer resultados que são ainda mais precisos, contribuindo para que se tenha melhores resultados.
Então isso quer dizer que a prótese navegada será sempre uma opção, substituindo o método tradicional?
Não necessariamente.
Deve-se ter o entendimento de que cada caso é único e que, portanto, a escolha do método varia de acordo com uma série de fatores, tais como:
- Diagnóstico do paciente;
- Quadro de saúde geral;
- Nível de gravidade da doença;
- Estado da articulação.
Isso quer dizer que cabe apenas ao especialista decidir qual é o melhor método, levando em consideração as informações pessoais de cada paciente.
Como surgiu a técnica de prótese navegada?
Diversos são os autores que pesquisaram a respeito do desfecho favorável das próteses de joelho.
Dessa forma, muitos constataram que o alinhamento inadequado, maior do que 3 graus, aumentava de maneira significativa o risco de falha nos casos de implantes e soltura mecânica.
Sendo assim, quanto mais graves forem as deformidades e insuficiências ligamentares, maiores as chances de alinhamento maior que 3 graus, algo que poderia favorecer o risco de soltura.
Justamente por essa razão que começou a se pensar em novas maneiras, mais seguras, de resolver essa questão.
Quanto a isso, a prótese navegada de joelho trouxe uma grande vantagem cirúrgica e clínica significativa, em especial no que se refere às deformidades mais graves.
A técnica foi desenvolvida pelo Dr. Lavalle, em 1991. Mas, a princípio, era voltada para a reconstrução do ligamento cruzado anterior.
Mas, desde então, essa técnica passou a evoluir cada vez mais, passando a ser utilizada em técnicas de artroplastias, tanto do joelho quanto do quadril.
Onde fazer a cirurgia navegada de joelho?
Por ser uma técnica avançada, acaba requerendo um nível de especialidade e entendimento do assunto. Daí a importância de contar com o suporte de um ortopedista com alta especialização.
Em virtude disso, o Dr. Ulbiramar Correia é uma grande referência nesse assunto, já que é um dos grandes nomes em cirurgia de joelho no geral.
Hoje, o Dr. Ulbiramar é um dos poucos médicos capacitados a realizar a cirurgia de prótese navegada de joelho.
Com especialização em ortopedia e traumatologia e já tendo sido professor e preceptor em cirurgia do joelho no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, com certeza o Dr. Ulbiramar Correia é uma das melhores opções para realizar essa cirurgia.