Tratamento de doenças ósseas em Goiânia
Ossos são estruturas rígidas e possuem formas variadas. A matriz óssea é composta basicamente por cerca de 90% de fibras colágenas e 10% de sais inorgânicos, como cálcio, fósforo, potássio, entre outros. Os ossos São responsáveis pela sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais, produção de células e reserva de cálcio.
Um adulto possui 206 ossos e as células que os compõem estão em constante renovação. Quando o processo de restauração não ocorre de forma satisfatória ou existe a carência de cálcio, nutrientes, fibras e outros elementos, nessa hora podem surgir algumas doenças ósseas, causando problemas nas articulações e mobilidade.
Principais doenças ósseas
Osteoporose
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 10 milhões de brasileiros sofrem com a osteoporose, mas somente 20% sabe que tem a doença. Segundo a Federação Internacional da Osteoporose (IOF), a cada três segundos uma pessoa sofre uma fratura – são 8,9 milhões de fraturas por ano, sendo mais frequentes nos pulsos, coluna e fêmur.
Mulheres, especialmente após a menopausa, são as mais afetadas por essa doença. Silenciosa, pois no início não provoca dor, a osteoporose se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea, tornando os ossos mais frágeis e mais suscetíveis a fraturas.
Osteopenia
A osteopenia se caracteriza pela redução gradual da massa óssea, tornando os ossos mais frágeis e aumentando os riscos de fratura. Este problema é mais frequente em mulheres que entraram precocemente na menopausa ou que estão na pós-menopausa. Também pode acometer homens que estão da faixa etária entre 60 e 70 anos devido à diminuição da produção de testosterona.
Diferente da osteoporose, a osteopenia pode ser reversível. Desse modo, o diagnóstico precoce é essencial para que sejam tomadas as devidas medidas preventivas. Quando a osteopenia não é identificada e tratada corretamente, pode evoluir para osteoporose.
Reumatismo
Dor, deformações, limitação dos movimentos e inflamação nas articulações são alguns dos principais sintomas das doenças reumáticas. Além das articulações, o reumatismo também afeta ligamentos, tendões e músculos. Embora seja mais comum em idosos, esse problema pode acometer crianças, jovens e adultos.
O termo reumatismo é utilizado para denominar mais de 200 tipos de enfermidades, como artrite, doença que afeta as articulações; artrose, caracterizada pelo desgaste da cartilagem; e fibromialgia, que atinge a musculatura. Mãos, joelhos, tornozelos, quadris, colunas cervical e lombar são as regiões mais afetadas. Dependendo do tipo de reumatismo, pode afetar ossos e até mesmo órgãos, como rins, coração e cérebro.
Tumor ósseo
O câncer nos ossos pode ser dividido em tumor primário, mais comum em crianças e adolescentes, e secundário, recorrente em adultos. O tumor ósseo primário se desenvolve no próprio osso e pode ser benigno ou maligno. Dentre os cânceres primários mais comuns estão o osteossarcoma, Tumor de Ewing e condrossarcoma. O tumor ósseo secundário surge a partir de um processo conhecido como metástase óssea, ou seja, quando um câncer que está em outro órgão, como mama ou próstata, por exemplo, se espalha e atinge os ossos.
O motivo exato da maioria dos tipos de câncer ósseo é desconhecido. Porém, acredita-se que esteja relacionado a um erro no DNA. Os primeiros sintomas dessa doença são dores intensas em determinadas regiões do corpo e fraturas, causadas pelo enfraquecimento dos ossos. Câncer ósseo geralmente afeta os ossos longos, entre eles os do braços, coxas, coluna e bacia.