Artroscopia de Joelho: técnica cirúrgica

Artroscopia de joelho, também conhecida como videoartroscopia, é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo utilizado para tratar lesões. Por meio dessa técnica é possível observar o interior de uma articulação através de um aparelho chamado “artroscópio”. Esse equipamento é semelhante a uma haste e dotado de uma fonte de luz e uma câmera de vídeo em sua ponta. Por meio desse artefato, o ortopedista consegue olhar diretamente as estruturas de dentro da articulação, como ligamentos e cartilagem.

Durante a artroscopia, o artroscópio é introduzido na articulação por meio de pequenas incisões (corte) na pele, aproximadamente de cinco a 10 milímetros, denominadas de portais artroscópicos. As imagens geradas pela câmera, de altíssima definição, são vistas em um monitor de vídeo. A seguir, o ortopedista insere outros instrumentos cirúrgicos na articulação por meio de novos portais. Esse procedimento é feito em várias clínicas em Goiânia, como no Centro de Ortopedia Especializada (COE).

Indicações da artroscopia de joelho

A artroscopia de joelho é indicada para reparar lesões de meniscos, cartilagem e ligamentos. Esse método é menos doloroso se comparado a uma cirurgia aberta. Normalmente, a cirurgia pode ser feita com dois ou três pequenos orifícios (pequenos portais). Além disso, a artroscopia permite uma recuperação mais rápida.

Recentemente, a artroscopia também tem sido utilizada como método de diagnóstico, pois é possível “explorar” a articulação por meio da artroscopia na tentativa de localizar uma lesão que não tenha sido identificada após exame físico ou depois outros métodos diagnósticos como raios X, tomografia e ressonância magnética.

Avatar photo
Dr. Ulbiramar Correia

Ortopedista especialista em joelho [CRM/GO: 11552 | SBOT: 12166 | RQE: 7240]. Membro titular da SBCJ (sociedade brasileira de cirurgia do joelho), SBRATE (sociedade brasileira de artroscopia e trauma esportivo) e da SBOT(sociedade brasileira de ortopedia e traumatologia).