Você tem o costume de sentir dor no joelho ao dobrar? A verdade é que grande parte das pessoas apresentam esse mesmo sintoma, sendo uma das queixas relatadas por muitos de meus pacientes.

Mas, por considerarem algo “comum”, acabam que nem sequer pensam em passar por um profissional ortopedista em Goiânia, o que é um grande erro, já que pode indicar algum problema mais sério.

Preparamos esse material para mostrar quais as condições associadas à dor no joelho ao dobrar e quais medidas tomar! Vale a pena conferir!

Dor no joelho ao dobrar: qual pode ser o diagnóstico?

Dor no joelho ao dobra

A dor ao dobrar o joelho, embora comum, pode indicar algo um pouco mais grave. Veja, a seguir, as principais condições associadas:

1. Lesão por trauma

Essas dores podem surgir devido a uma lesão por trauma, visto que que essa é uma articulação bem ativa, suscetível a sofrer pancadas, contusão, etc.

Então, se esse for o caso, o médico pode indicar fazer compressa gelada 3 vezes ao dia, por cerca de 15 minutos.

Mas, se for um caso mais grave, como uma fratura, o ideal é procurar por um médico o quanto antes, para que ele possa indicar o tratamento mais adequado.

2. Rompimento de ligamento

O paciente ainda pode ter algum tipo de rompimento nos ligamentos cruzados, o qual pode acontecer por conta de uma pancada, torção ou ao fazer uma súbita mudança de direção.

Além disso, o local da dor pode indicar qual ligamento foi rompido, que pode ser:

  • Dor na lateral do joelho: tende a indicar lesão nos ligamentos cruzado posterior, anterior ou ligamento coronário;
  • Dor ao esticar a perna: indica que houve rompimento do ligamento patelar;
  • Dor na frente do joelho, no meio: pode ser uma ruptura dos ligamentos cruzado posterior ou anterior;
  • Dor no joelho na parte interna: lesão no ligamento colateral medial.

Com o passar do tempo, os sintomas podem piorar e, portanto, é vital procurar por um médico o mais breve possível.

O médico ortopedista pode indicar fazer compressas de gelo até 4 vezes por dia, por cerca de 20 minutos, durante 3 a 4 dias.

3. Tendinite

A dor ao dobrar a perna pode ser um indício de inflamação no tendão do joelho.

Nesse caso, a localização da dor também pode apontar exatamente a localização do tendão que foi acometido:

  • Dor na região interna no joelho: tende a indicar inflamação nos tendões da pata de ganso;
  • Dor na frente do joelho: inflamação no tendão iliotibial;
  • Dor na lateral do joelho: indica inflamação no tendão patelar.

Na maior parte das vezes, a dor no joelho ao dobrar é sintoma bem característico da tendinite, que tende a ocorrer com mais frequência em atletas.

4. Bursite

Trata-se de uma inflamação na bursa, que é uma bolsa pequena que contém um líquido, que tem a função de amortecedor, reduzindo a fricção que pode acontecer entre os tendões, ossos e músculos das articulações.

Além disso, o joelho tem 11 bursas, sendo que exercícios como dobrar os joelhos ou se ajoelhar de forma repentina pode provocar a inflamação da bursa.

No entanto, o excesso de peso e a artrose também podem culminar nesse problema, o qual causa grande dor no joelho, na parte interna, abaixo da articulação.

O médico pode indicar o uso de anti-inflamatórios, injeção de corticoide direto na bursa e demais tratamentos, como fisioterapia ou cirurgia, caso necessário.

5. Osteoartrose

Também chamada de artrose, trata-se de uma doença reumática capaz de causar degeneração da cartilagem do joelho.

Por consequência, diminui a quantidade, qualidade e espessura, algo que tende a provocar dor crônica, impactando a qualidade de vida do indivíduo.

O paciente costuma sentir bastante dor ao descer escadas, caminhar e demais atividades rotineiras em seu dia a dia.

6. Artrite reumatoide

Se você costuma sentir bastante dor no joelho ao acordar, saiba que a doença mais provável é a artrite reumatoide.

Isso porque, a artrite costuma causar dores intensas durante os primeiros minutos da manhã, mas melhora com o passar das horas, devido ao movimento.

Para tratar, o médico indica o uso de anti-inflamatórios e analgésicos, a fim de promover alívio da dor. Contudo, é preciso ter um acompanhamento com o reumatologista.

O profissional deve avaliar a doença através de alguns exames, como raio-x ou mesmo uma ressonância magnética, com o intuito de avaliar a evolução da doença.

7. Síndrome da banda iliotibial

Essa é uma síndrome que causa dor na lateral do joelho, a qual é muito frequente em praticantes de corrida, ciclismo, motocross, trilhas ou qualquer outro esporte que precise dobrar o joelho diversas vezes.

É uma condição que pode se tornar ainda mais presente em pessoas que praticam esporte em terrenos irregulares, uso de tênis inadequado ou por conta de postura incorreta.

Como é um problema que tende a se agravar com o tempo, é primoridial ficar bastante atento.

Além de compressa gelada, o médico pode indicar o uso de pomada anti-inflamatória 2 a 3 vezes por dia, a depender da gravidade do problema.

8. Lesão no menisco

O menisco é um tipo de disco que funciona como se fosse um amortecedor ou almofada dentro do joelho.

Geralmente, a lesão no menisco tem origem na degeneração natural do menisco, por volta dos 40 anos de idade.

9. Problemas na patela

A dor no joelho ao dobrar ainda pode indicar algum problema patelar, como a condropatia patelar, por exemplo, que é o desgaste da articulação em volta da patela.

A condromalácia patelar também é outra questão que pode acometer a região, que é quando há o amolecimento da cartilagem da patela.

Existem diversas razões para os problemas na patela, como obesidade, pé chato, esportes ou mesmo o envelhecimento.

Além da sensação de que o joelho está fora do lugar, o paciente pode sentir dor no joelho ao agachar, descer e escadas e demais atividades rotineiras.

10. Doença de Osgood-Schlatter

Essa é uma doença que causa inflamação no tendão da patela, sendo que tem ligação com o crescimento rápido.

O problema é mais comum de ocorrer em crianças de 10 a 15 anos e, na maior parte das vezes, a dor surge depois de alguma atividade física.

Para tratar, o ideal é manter repouso e limitar todas as atividades físicas que podem causar dor. Além disso, aplicar compressa de gelo por 15 minutos, de 2 a 3 vezes ao dia, também pode ajudar.

Conclusão

A dor no joelho ao dobrar pode ser decorrente de uma série de condições, e buscar o diagnóstico com um especialista em joelho em Goiânia é o primeiro passo.

Ele fará uma avaliação física detalhada e dependendo do caso, solicitar exames de imagem para confirmar o diagnóstico para então orientar quanto ao melhor tratamento.

Então, se você vem sentindo dores constantes ao dobrar o joelho, agende uma consulta e certamente encontraremos a melhor solução!

Ortopedista especialista em joelho [CRM/GO: 11552 | SBOT: 12166 | RQE: 7240]. Membro titular da SBCJ (sociedade brasileira de cirurgia do joelho), SBRATE (sociedade brasileira de artroscopia e trauma esportivo) e da SBOT(sociedade brasileira de ortopedia e traumatologia).