Nem todas as pessoas entendem a função do menisco e quando apresentam uma lesão, normalmente se perguntam: o que acontece se não operar o menisco?

É importante deixar claro aqui, inclusive é algo que falo sempre aos meus pacientes, é que nem todas as lesões meniscais necessitam de cirurgia, e somente após uma avaliação detalhada feita por um especialista em joelho em Goiânia que é possível determinar a necessidade ou não.

Se você é uma dessas pessoas que está em dúvida se deve ou não operar, vamos mostrar aqui os casos onde a cirurgia é necessária, o que pode acontecer se você não operar e qual médico procurar!

O que acontece se não operar o menisco?

Em situações em que o médico definir que a cirurgia é necessária e se ela não for feita, com o tempo, você pode ter dificuldade em praticar atividades físicas e até mesmo limitar suas atividades diárias.

Como mencionei acima, nem toda lesão de menisco necessita de cirurgia, e geralmente, o médico ortopedista vai iniciar um tratamento, especialmente em pacientes idosos ou quando houver a presença de artrose.

Muitas vezes, o ortopedista prescreve o uso de gelo, repouso, compressão e elevação.

Lesões no menisco: por que acontecem?

Entendendo agora o que acontece se não operar o menisco, uma dúvida muito frequente é: por que ocorrem as lesões de menisco?

As alterações do menisco podem ser consequência do envelhecimento, pois quanto mais usado, pode se fragmentar.

Algumas atividades profissionais que consistem em carregar pesos, um trabalho agachado e movimentos de rotação também podem lesionar o menisco.

Por outro lado, os desgastes dos meniscos são muito frequentes em esportistas, sejam amadores ou de alto nível.

Esportes como futebol, tênis e basquete, por exemplo, solicitam muito os ligamentos cruzados e os meniscos. Estalos na articulação, joelho inchado e dolorido são alguns dos sinais de desgaste.

Meniscos: por que conservá-los?

Durante muito tempo, a regra era retirar todos os meniscos. No entanto, se são retirados, a articulação fica menos estável e, principalmente, há uma maior chance de artrose.

Um estudo mostrou que as pessoas que retiraram o menisco interno têm 20% de risco de ter uma artrose, e essa porcentagem dobra para o menisco externo.

Por isso, a solução consiste em reparar o menisco lesionado, quando possível. O procedimento é feito por artroscopia, e a taxa de sucesso é de 90%.

Mas quando essa intervenção não é possível, é indicado retirar apenas uma parte do menisco, aquela que bloqueia o movimento e provoca a dor.

Por que operar o menisco?

A cirurgia é indicada quando a lesão causar dor, desconforto, bloquear o movimento do joelho, o que acaba afetando a qualidade de vida do paciente.

É claro que serão levados em conta outros fatores, como a idade do paciente, outra lesão associada, como ruptura de ligamento cruzado e avaliar a condição do joelho.

O objetivo da cirurgia é promover a mobilidade da articulação, de forma que a pessoa possa levar uma vida normal e sem desconforto.

No entanto, cabe ao médico ortopedista avaliar e determinar quando é necessária a cirurgia.

Cirurgia de menisco: qual médico procurar?

Você deve procurar um ortopedista especialista em joelho, que vai avaliar seu caso e determinar se é ou não cirúrgico.

Em Goiânia, o Dr. Ubiramar Correia é uma referência, com profundo conhecimento em condições médicas que podem acometer os joelhos, como lesões no menisco, artrose, doenças ósseas, além de altamente qualificado em cirurgias minimamente invasivas.

Com um atendimento humanizado, seu principal objetivo é promover aos seus pacientes uma melhor qualidade de vida e bem-estar!

Conclusão

Quando se trata sobre o que acontece se não operar o menisco, dependendo da gravidade da lesão pode levar a consequências de longo prazo, como dor persistente, limitação dos movimentos e até mesmo o desenvolvimento precoce de artrose no joelho.

Daí a importância de consultar um especialista em joelho em Goiânia, que pode avaliar cada caso individualmente para determinar o melhor curso de ação.

Se você está enfrentando problemas no menisco e precisa de orientação profissional, não hesite em buscar ajuda. Agende uma consulta conosco e receba o tratamento e os conselhos necessários para a sua recuperação.

Ortopedista especialista em joelho [CRM/GO: 11552 | SBOT: 12166 | RQE: 7240]. Membro titular da SBCJ (sociedade brasileira de cirurgia do joelho), SBRATE (sociedade brasileira de artroscopia e trauma esportivo) e da SBOT(sociedade brasileira de ortopedia e traumatologia).