Se a sua pergunta é se posso correr com lesão no menisco, o ideal seria evitar, principalmente porque a função do menisco é ao mesmo tempo estabilizar a articulação e proteger a cartilagem, amortecendo os impactos.
Para um corredor, com o tempo, o menisco perde sua flexibilidade, pode haver uma fissura e o joelho torna-se mais vulnerável às pressões.
Portanto, se você tem uma lesão no menisco, a dica é consultar um ortopedista especialista em joelho em Goiânia, até para tirar suas dúvidas se pode ou não correr, assim como tratar da lesão.
Reunimos aqui as principais informações relacionadas à lesão no menisco e práticas esportivas, de forma que você pratique seus exercícios de forma segura e evite complicações mais sérias.
Posso correr com lesão no menisco?
Sendo o menisco amortecedor do joelho, correr com um menisco lesionado não é recomendado, porque os choques repetidos podem lesioná-lo ainda mais. O problema com esse tipo de traumatismo é que as pessoas não reagem da mesma maneira.
Enquanto algumas não conseguirão correr por conta da dor, outras vão dizer “posso correr com lesão no menisco” sem problema nenhum, simplesmente porque viverão sua vida com um menisco lesionado mesmo sem saber.
Se você não abre mão de uma atividade física, isso não significa que deve deixar de fazer, porém, procure ir com mais calma. Por exemplo, você pode trocar a corrida por uma caminhada ou outra atividade física.
E é essencial usar tênis de boa qualidade, que conte com um sistema de amortecimento e se você quiser mesmo correr, prefira superfícies planas, ou seja, que não forcem muito o joelho. Além disso, após cada atividade física, aplique gelo nas articulações para aliviar as dores.
Só lembrando que o menisco é uma pequena cartilagem localizada na articulação do joelho, mais precisamente entre o fêmur e a tíbia. Tem um papel de amortecedor do joelho, além de participar na sua estabilidade.
No total, temos dois meniscos, um interno e um externo. Curiosamente, esse pedaço de cartilagem é muito frágil, em comparação com sua tamanha importância para a saúde do joelho.
Por isso, os esportistas que solicitam muito os meniscos, por volta dos 35 anos, podem apresentar uma lesão no menisco.
Qual esporte praticar com lesão no menisco?
Agora que você já tem a resposta para a pergunta se posso correr com lesão no menisco, que não é o ideal, quais esportes são recomendados?
- Musculação: a musculação é eficaz para compensar a fraqueza do menisco. Com os músculos mais fortes, seu joelho será mais estável e menos doloroso;
- Natação: a natação é um dos melhores esportes para pessoas com problemas no joelho. Além de ser uma atividade física que trabalha todos os músculos, é menos traumatizante para o corpo;
- Bicicleta: na bicicleta, seus joelhos não suportam o peso do corpo e pedalar fortalece os músculos e as articulações. Você pode tanto andar de bicicleta ao ar livre quanto ter uma bicicleta ergométrica em casa.
Na verdade, se você foi diagnosticado com uma lesão no menisco, é super importante fazer um acompanhamento com um ortopedista especialista em joelho, até para avaliar o grau da lesão.
Infelizmente, o único tratamento para algumas lesões meniscais é a cirurgia. E aqui vem a notícia boa: é um procedimento minimamente invasivo, que você não vai sentir praticamente nenhuma dor, e logo vai poder correr novamente.
Lesão no menisco: qual médico procurar?
Se você sentir seu joelho travando ou instável e ainda está se perguntando se posso correr com lesão no menisco, o ideal é marcar uma consulta com um especialista em joelho em Goiânia, para diagnosticar e propor o melhor tratamento.
O Dr. Ubiramar Correia é uma referência em Goiânia, profissional com expertise em várias condições ortopédicas que podem acometer os joelhos, não apenas cirurgia e tratamento de menisco, mas também prótese de joelho, cirurgia de LCA, artrose, doenças ósseas..
Seu foco está em cirurgias minimamente invasivas no joelho, reduzindo consideravelmente a dor no pós-operatório, proporcionando mais conforto e tranquilidade para o paciente.
Com um atendimento humanizado, seu principal objetivo é promover aos seus pacientes uma melhor qualidade de vida e bem-estar!