Artroplastia de joelho é uma técnica cirúrgica realizada rotineiramente por ortopedistas especialistas. O método consiste em substituir a articulação do joelho por uma prótese – essa substituição pode ser total ou parcial. A artroplastia frequentemente é utilizada para tratar casos avançados de artrose; doença degenerativa e crônica responsável por desestabilizar o joelho, causando dor, dificuldade de locomoção e perda de qualidade de vida; e ainda, doenças reumáticas.

Como funciona a artroplastia de joelho
O “novo joelho” será formado por algumas partes metálicas e outras plásticas feitas de polietileno. Após se recuperar da cirurgia, o paciente poderá voltar a fazer atividades corriqueiras como caminhar, sentar, subir e descer escadas e terá melhora da dor. O número de artroplastia realizadas anualmente vem crescendo em virtude do aumento da expectativa de vida e por causa do maior número de pessoas praticando exercícios físicos – exemplo que ocorre em Goiânia, onde é possível vermos pessoas correndo e fazendo caminhada no final da tarde nos parques.
Quem pode fazer artroplastia de joelho
O paciente somente será submetido à artroplastia em casos severos, quando a dor no joelho estiver limitando a mobilidade e o paciente estiver com dificuldade para realizar as atividades do dia a dia.
Conclusão
Em suma, a indicação da artroplastia é feita quando tratamentos conservadores como fisioterapia e medicamentos não são mais eficazes.