Cirurgia no joelho: quanto tempo de repouso? Descubra Aqui!

Antes de saber  da cirurgia no joelho quanto tempo de repouso, com certeza você deve se fazer algumas perguntas. 

Afinal de contas, como é algo do qual não se está habituado, é normal ter algumas dúvidas. Contudo, para lhe deixar despreocupado, é importante responder todas as dúvidas.

A cirurgia muda o dia a dia da pessoa. Afinal de contas, é preciso adaptar alguns hábitos. Em vista disso, a grande parte dos pacientes procuram saber qual é o tempo de repouso da cirurgia no joelho, o que é normal, haja vista que querem voltar às suas vidas.

No entanto, quanto a esse ponto, não podemos deixar de falar que isso vai variar de acordo com cada tipo de cirurgia. E isso acontece porque se faz diferentes tipos de procedimento, a depender da necessidade do paciente. Então, se você quer saber mais sobre esse assunto, é só continuar nesse artigo.

Quais são os tipos de cirurgia e seu tempo de repouso?

Como dito no início, na cirurgia no joelho quanto tempo de repouso vai depender do tipo de cirurgia que você faz. Afinal de contas, o joelho é uma articulação complexa. Sendo assim, é normal que haja um tempo diferente para cada tipo de intervenção.

Fora isso não podemos deixar de falar que o período de repouso também varia de acordo com cada paciente. E isso acontece porque cada um reage de uma forma específica ao tratamento, o qual também se deve levar em consideração.

Isso quer dizer que duas pessoas, submetidas à mesma cirurgia, podem ter um tempo de repouso diferente. Por isso é tão importante sempre ter o acompanhamento do médico, pois ele avalia de forma individual cada um.

Dito isso, agora que você sabe que pode haver essa variação, podemos falar um pouco mais sobre qual é o tempo de repouso de cada cirurgia. Confira abaixo.

Artroscopia

Trata-se de uma cirurgia para avaliar e tratar lesões que ocorrem dentro das articulações, a qual é minimamente invasiva. E isso acontece porque a artroscopia se inicia por dois portais, que nada mais são que duas incisões pequenas.

Essas incisões são de 5 a 10mm, na parte frontal do joelho. Em um deles, introduz-se um tubo estreito com uma câmera pequena na ponta, a qual irá filmar o interior do joelho. Por conta disso, o cirurgião consegue visualizar tudo em tempo real.

Em relação ao segundo portal, introduz-se os instrumentos necessários para o procedimento. A depender da necessidade, pode haver outras incisões. Ao final da cirurgia, fecham-se os cortes com suturas e os curativos são cobertos.

Cirurgia no joelho quanto tempo de repouso: artroscópica

O tempo de repouso vai depender do tipo de lesão que será tratada. No entanto, como é um procedimento minimamente invasivo, o tempo não costuma ser tão longo. Não é à toa que a cirurgia em si costuma durar cerca de 1 hora.

Por consequência, a recuperação é mais rápida e menos dolorosa. Pessoas que praticam exercícios físicos, por exemplo, podem voltar às suas atividades no período de 1 mês, desde que sigam as orientações do especialista.

 

Veja mais -> Cirurgia De Artrose No Joelho: Saiba Como Funciona

 

Meniscectomia

Essa é uma cirurgia bem comum, uma vez que os joelhos estão sujeitos a uma degeneração natural. Em suma, esse procedimento consiste na remoção parcial ou total do menisco lesionado. No entanto, a remoção total é bem rara.

Na grande maioria das vezes, opta-se por suturar ou remover apenas uma parte do menisco. Como já é um procedimento comum, há tecnologias bem avançadas que fazem com que o paciente tenha uma recuperação acelerada.

Tanto que, para tratar esse problema, utiliza-se da artroscopia. E, como já falamos, é um procedimento minimamente invasivo. Para esse caso, pode-se utilizar pinças de 2-6mm para remover a parte afetada do menisco.

Cirurgia no joelho quanto tempo de repouso: meniscectomia

O tempo de repouso da cirurgia de joelho menisco, nesse caso, também é bem rápida. Como é um problema mais comum, na grande maioria das vezes, o paciente recebe alta no mesmo dia. Ou seja, é algo muito rápido, graças a forma não invasiva.

No entanto, caso você tenha um perfil atlético, e queira voltar às atividades, o tempo de repouso pode variar de 3 a 4 semanas. O tempo pode variar de acordo com o quanto foi necessário remover do menisco.

Artroplastia

A artroplastia é quando há necessidade de substituir a cartilagem, fêmur ou tíbia. Pode-se substituir apenas uma parte ou por inteiro, a depender do que a situação exigir. No entanto, essa é uma opção para quando o tratamento conservador não dá ao paciente qualidade de vida.

Cirurgia no joelho quanto tempo de repouso: artroplastia

O tempo de repouso da cirurgia de joelho também varia de acordo com cada pessoa e como o procedimento foi feito. Mas, na grande maioria das vezes, também costuma ser rápida. No entanto, nos 3 primeiros dias, deve-se ficar sem colocar todo o peso sobre a perna.

Por conta disso, o paciente deve caminhar apenas com ajuda de muletas. E, ao fim de 7 a 10 dias, os pontos da cirurgia são retirados.

Reconstrução do LCP

Faz-se essa cirurgia para reconstruir o Ligamento Cruzado Posterior (LCP). Para tal, utiliza-se como enxerto o tecido do tendão patelar, tendões flexores ou do tendão quadricipital. Contudo, essa cirurgia pode ser um pouco mais complexa.

Afinal de contas, há casos em que a lesão está associada a outros ligamentos colaterais. Por conta disso, o tempo de recuperação da cirurgia no joelho varia de acordo com esses detalhes.

Cirurgia no joelho quanto tempo de repouso: reconstrução do LCP: 

Como dito, para saber qual é o tempo de repouso para cirurgia de reconstrução do LCP, é preciso levar em consideração alguns pontos, sendo o principal a gravidade da situação. Ou seja, o quanto da área foi afetada.

Mas, no geral, é um período progressivo. Ou seja, você vai sentir melhoras com o decorrer do tempo. Na segunda semana, espera-se conseguir dobrar o joelho em 90°, por exemplo. Em seis semanas, o paciente já deve conseguir pisar no chão aplicando todo o peso do corpo.

O tempo de repouso da cirurgia de joelho também varia de acordo com o tipo de técnica feita. A mais comum é por meio da artroscopia, a qual tende a reduzir o período de recuperação. No entanto, em alguns casos é preciso recorrer à via aberta.

Reconstrução do LCA

É uma cirurgia para reconstruir o Ligamento Cruzado Anterior (LCA), o qual é um tanto parecido com o anterior. Em suma, também se utiliza de enxerto a fim de substituir o ligamento lesionado. Pode-se obter tal enxerto através do tendão patelar, isquiotibiais, quadríceps ou do banco de tecidos.

Cirurgia no joelho quanto tempo de repouso: Reconstrução do LCA: 

Tal qual a anterior, o tempo de recuperação da cirurgia de LCA de joelho também é progressivo. Portanto, nas primeiras duas semanas, espera-se que o paciente já consiga flexionar os joelhos em 90° graus, e assim de maneira sucessiva.

Entre a 3° e 8° semana, o paciente já deve conseguir caminhar sem o auxílio de muletas. Tanto que, durante o período, faz-se exercícios fisioterápicos com a bicicleta, por exemplo. Contudo, espera-se a recuperação completa do 6° ao 9° mês.

Instabilidade da patela

É uma luxação na patela, que nem sempre exige intervenção cirúrgica. Opta-se por esse tratamento apenas quando é algo recorrente. Afinal de contas, quando isso é algo comum do paciente, pode avançar para instabilidade.

Cirurgia no joelho quanto tempo de repouso: instabilidade da patela

A recuperação da cirurgia do joelho, em caso de luxação da patela, costuma ser rápida também. Estima-se que, após o início do tratamento, o paciente já deve estar melhor no período de 6 a 12 semanas.

Contudo, caso haja lesão na cartilagem e, portanto, intervenção cirúrgica, o processo de reabilitação aumenta de 4 a 6 meses. E isso acontece pois é o tempo que a cartilagem precisa para cicatrizar.

Fora isso, caso haja múltiplas luxações, o cirurgião pode considerar necessário reconstruir ou reparar o ligamento que mantém a patela no lugar. Nesse caso, a recuperação da cirurgia para instabilidade da patela pode aumentar de 6 a 10 meses.