É perfeitamente normal querer saber sobre cirurgia no joelho quanto tempo repouso, principalmente para começar a se planejar para o período de recuperação.

Algo que sempre digo aos meus pacientes é que não tem como dizer ao certo quanto tempo de repouso será necessário, já que alguns fatores devem ser considerados, como o tipo de cirurgia e a resposta do paciente.

O ideal é tirar todas as suas dúvidas com o cirurgião ortopedista em Goiânia antes do procedimento, seja com relação à cirurgia em si quanto aos cuidados pós-operatórios.

Nesse artigo, iremos abordar tudo sobre cirurgia de joelho quanto tempo de repouso com base no tipo de cirurgia feita. Vale a pena conferir!

Cirurgia no joelho quanto tempo repouso?

Como dito acima, o tempo de repouso vai depender do tipo de cirurgia, bem como da resposta do paciente.

Tenha em mente que duas pessoas, submetidas à mesma cirurgia, podem ter um tempo de repouso diferente. Daí a importância do acompanhamento do médico responsável pelo procedimento, pois ele avalia de forma individual cada paciente.

Vamos falar agora um pouco mais sobre cirurgia no joelho quanto tempo de repouso com base no tipo de procedimento realizado.

Artroscopia

A artroscopia é considerada uma cirurgia minimamente invasiva, indicada para avaliar e tratar lesões que ocorrem dentro das articulações.

É uma técnica onde o cirurgião realiza pequenas incisões na parte frontal do joelho. Em uma delas, introduz-se um tubo estreito com uma câmera pequena na ponta, a qual irá filmar o interior do joelho, cuja imagem é transmitida a uma tela de computador.

Já na segunda incisão, os instrumentos necessários para o procedimento são introduzidos. A depender da necessidade, pode haver outras incisões. Ao final da cirurgia, fecham-se os cortes com suturas e os curativos são cobertos.

O tempo de repouso vai depender do tipo de lesão que será tratada, mas como é um procedimento minimamente invasivo, a recuperação é mais rápida, e no período de 1 mês, é possível retomar as atividades físicas.

Meniscectomia

Esse procedimento consiste na remoção parcial ou total do menisco lesionado. E com tecnologias cada vez mais avançadas, o paciente tem uma recuperação acelerada.

Quanto à cirurgia no joelho quanto tempo repouso, pode variar de acordo com o quanto foi necessário remover do menisco, e no caso de retomar a prática esportiva mais intensa, o período de repouso pode levar de 3 a 4 semanas.

Artroplastia

A artroplastia é quando há necessidade de substituir a cartilagem, fêmur ou tíbia. Pode-se substituir apenas uma parte ou por inteiro, a depender da condição.

O tempo de repouso da cirurgia de joelho também varia de acordo com cada paciente e como o procedimento foi feito, mas geralmente costuma ser rápido.

No entanto, nos 3 primeiros dias, não se deve colocar todo o peso sobre a perna, e o paciente deve caminhar apenas com ajuda de muletas. E, ao fim de 7 a 10 dias, os pontos da cirurgia são retirados.

Reconstrução do LCP

É um procedimento para reconstruir o Ligamento Cruzado Posterior (LCP). Para isso, utiliza-se como enxerto o tecido do tendão patelar, tendões flexores ou do tendão quadricipital.

Contudo, essa cirurgia pode ser um pouco mais complexa, logo, o período de recuperação requer uma atenção especial e é progressivo.

Ou seja, você vai sentir melhoras com o decorrer do tempo. Na segunda semana, espera-se conseguir dobrar o joelho em 90°, por exemplo. Em seis semanas, o paciente já deve conseguir pisar no chão aplicando todo o peso do corpo.

Reconstrução do LCA

A reconstrução do LCA é uma cirurgia para reconstruir o Ligamento Cruzado Anterior, o qual é um tanto parecido com o anterior.

Também se utiliza de enxerto a fim de substituir o ligamento lesionado. Pode-se obter tal enxerto através do tendão patelar, isquiotibiais, quadríceps ou do banco de tecidos.

Assim como a reconstrução do LCP, o tempo de recuperação da cirurgia de LCA de joelho também é progressivo. Portanto, nas primeiras duas semanas, espera-se que o paciente já consiga flexionar os joelhos em 90° graus, e assim de maneira sucessiva.

Entre a 3° e 8° semana, o paciente já deve conseguir caminhar sem o auxílio de muletas, e durante esse período, são feitos exercícios fisioterápicos. Contudo, estima-se a recuperação completa do 6° ao 9° mês.

Instabilidade da patela

É uma luxação na patela, que nem sempre exige intervenção cirúrgica. Opta-se por esse tratamento apenas quando é algo recorrente e para evitar avançar para instabilidade.

A recuperação da cirurgia do joelho, em caso de luxação da patela, costuma ser rápida também. Estima-se que, após o início do tratamento, o paciente já deve estar melhor no período de 6 a 12 semanas.

Agora, caso haja lesão na cartilagem e, portanto, cirurgia, o processo de reabilitação aumenta de 4 a 6 meses, que é o tempo para a cartilagem se cicatrizar.

E no caso de múltiplas luxações, o cirurgião pode considerar necessário reconstruir ou reparar o ligamento que mantém a patela no lugar. Nessa situação, a recuperação da cirurgia para instabilidade da patela pode levar de 6 a 10 meses.

Conclusão

Como mostrado acima com relação à cirurgia no joelho quanto tempo repouso, é importante ter em mente que esse tempo é bastante variável, já que está diretamente ligado ao tipo de procedimento e resposta do paciente.

Para garantir uma boa recuperação e retomar às atividades com segurança, é de extrema relevância seguir à risca as recomendações do médico especialista em Goiânia, especialmente para evitar complicações.

Mas caso você tenha ficado com alguma dúvida, estou à sua disposição para esclarecer qualquer questão a respeito do tempo de repouso após a cirurgia de joelho.

Ortopedista especialista em joelho [CRM/GO: 11552 | SBOT: 12166 | RQE: 7240]. Membro titular da SBCJ (sociedade brasileira de cirurgia do joelho), SBRATE (sociedade brasileira de artroscopia e trauma esportivo) e da SBOT(sociedade brasileira de ortopedia e traumatologia).