Cirurgia Robótica do Joelho: como funciona?

cirurgia-robotica-Joelho

A cirurgia robótica do joelho é usada para substituições parciais e totais do joelho.

Durante os procedimentos de substituição, o cirurgião corta o osso e a cartilagem danificados e os substitui por componentes artificiais feitos de ligas metálicas, plásticos e polímeros de alta qualidade.

Desde a década de 1990, os sistemas robóticos vêm melhorando constantemente. Estudos mostraram que eles melhoram a precisão do procedimento cirúrgico e sua reprodutibilidade. As intervenções são menos invasivas, menos traumáticas, preservando a musculatura ao redor das articulações.

Uma substituição total do joelho envolve toda a articulação. Mas se apenas uma seção do joelho tiver sido danificada, os cirurgiões podem substituir apenas a parte danificada da articulação do joelho. Isso é chamado de “substituição parcial do joelho”.

Para ajudar você a entender mais sobre a cirurgia robótica do joelho, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é Cirurgia Robótica do Joelho?

A cirurgia robótica do joelho é uma técnica inovadora para pacientes que sofrem de doenças degenerativas do joelho, como osteoartrite.

É realizada usando um braço robótico que permite que o cirurgião realize a cirurgia com precisão através de uma incisão menor do que com a cirurgia convencional.

Este procedimento usa raios X e uma reconstrução tridimensional do joelho para determinar as áreas danificadas que precisam ser removidas, permitindo a colocação precisa do implante do joelho.

O procedimento pode ser usado para a colocação de uma prótese total ou parcial do joelho. Durante o procedimento, a parte doente do joelho é removida, preservando assim o osso e os tecidos saudáveis que o cercam.

Um implante (a prótese) é então preso à parte preparada da articulação do joelho, resultando na resolução dos sintomas e no movimento natural do joelho. Como ela usa uma técnica minimamente invasiva, a incidência de cicatrizes e perda de sangue é muito baixa.

Como funciona a Cirurgia Robótica do Joelho?

Antes do procedimento, você passará por um scanner que gera um modelo virtual tridimensional do seu joelho a ser operado. Este modelo é usado para criar um plano cirúrgico exclusivo com base em sua anatomia.

Ele permite que o cirurgião especifique o tamanho e a colocação ideal de seus implantes. Durante a operação, o sistema robótico orienta o cirurgião com base no plano pré-operatório personalizado e esse braço robótico o impede de ir além dos limites predefinidos.

Isso permite que o cirurgião remova o osso doente, preservando o osso e os tecidos saudáveis ao seu redor. No entanto, o cirurgião pode durante a operação e, se necessário, modificar o plano operacional e se adaptar a cada situação.

O sistema robótico permite uma colocação muito mais precisa de seus implantes em comparação com os métodos tradicionais, o que significa que você terá uma sensação mais natural com o joelho operado e, portanto, maior satisfação.

Como é realizada a Cirurgia Robótica do Joelho?

O cirurgião permanece no cérebro da operação: é ele quem faz, com a máquina, um mapa tridimensional do joelho para planejar dinamicamente a cirurgia.

A máquina programa com precisão a área onde o robô terá que remover a osteoartrite do osso para dar lugar à prótese. Uma vez que os dados são calculados, o cirurgião usa uma ferramenta fresará o osso de acordo com as configurações pré-estabelecidas.

Tem total liberdade de movimento, mas o sistema robótico retrai com segurança o cortador quando está fora da área planejada.

Em geral, as mãos do cirurgião não se movem. O médico simplesmente verifica se seu assistente mecânico segue as instruções programadas a montante. Quando o robô remove toda a osteoartrite do joelho, o cirurgião assume o controle para terminar e instalar a prótese.

Em suma, o trabalho da máquina remove toda a parte aleatória da mão do médico, aumenta o desempenho cirúrgico, o ambiente é minimizado, a cicatriz do paciente é limitada e sua recuperação é mais rápida.

Benefícios da Cirurgia Robótica do Joelho

Aqui estão os principais benefícios da cirurgia robótica do joelho:

Maior precisão cirúrgica

A precisão é um dos fatores mais importantes para alcançar resultados melhores ao longo do tempo, o que é alcançado graças à cirurgia robótica do joelho, que ajuda o cirurgião a ter uma imagem prévia de ângulos e eixos.

Maior amplitude de movimento

Após a intervenção, o joelho operado recupera a funcionalidade imediata e diminui ou elimina a dor característica gerada pela osteoartrite.

Braço robótico

A incorporação do braço robótico na cirurgia de substituição articular permite dar maior precisão à reconstrução da articulação. Isso permite maior preservação óssea e menos danos aos tecidos moles, graças à precisão dos movimentos do braço robótico.

Como surgiu a Cirurgia Robótica do Joelho?

A cirurgia assistida por computador foi introduzida na década de 1990 como uma modalidade de navegação para ajudar os cirurgiões a planejar e realizar procedimentos cirúrgicos com mais precisão sem o uso de imagens de tomografia computadorizada.

Um sistema de navegação usa comunicação infravermelha para localizar espacialmente o membro do paciente e, através dos cálculos feitos pelo computador, permite que o cirurgião planeje os cortes ósseos antes de sua execução, verifique-os assim que tiverem sido feitos e avalie o alinhamento pós-operatório dos componentes.

A importância da Cirurgia Robótica do Joelho

Os sistemas de navegação cirúrgica fazem parte dos avanços na tecnologia médica que ocorreram nas últimas décadas e permitem alcançar precisão nas intervenções.

As próteses do joelho são um tratamento que vem sendo realizado desde 1970, mas cujo sucesso depende de vários fatores.

Quanto à cirurgia, estes são: o alinhamento alcançado entre o centro do quadril, o joelho e o tornozelo e o equilíbrio ligamentar dessas articulações.

Alcançar precisão entre as duas variáveis permite que a função da articulação do joelho com a prótese colocada seja a mais próxima possível de sua função normal e que a prótese tenha uma vida útil muito mais longa.

Cirurgia Robótica do Joelho é segura?

Sim, é totalmente segura.

A cirurgia consiste em acessar a articulação e eliminar o que não está funcionando.

Grande parte da intervenção consiste em cortar o osso e deixar o joelho firme, estável e bem instalado para que funcione corretamente.

Antes da cirurgia, um scanner fornece todas as informações anatômicas do paciente. Isso permite que a estratégia cirúrgica seja estabelecida com base em parâmetros como as dimensões dos cortes ósseos e os ângulos de inserção da prótese.

O uso do robô considera anteriormente a instalação de guias, ou rastreadores, em diferentes pontos dos ossos da articulação intervencionada, fornecendo informações para definir as coordenadas tridimensionais “ao vivo”.

Enquanto isso, durante a operação, é realizado um planejamento dinâmico, através do qual são feitos cortes precisos, onde o equilíbrio dos tecidos é verificado para alcançar seu alinhamento correto do ponto de vista biomecânico que, somado à precisão e esperteza na colocação da prótese, permitirá sua boa mobilidade, estabilidade e duração ao longo do tempo.

Para que serve a Cirurgia Robótica do Joelho?

O centro de rotação do quadril, joelho e tornozelo não é visível para o olho humano, mas graças à navegação é possível vê-los.

Ao colocar emissores e guias de corte com um sistema infravermelho nos ossos, os profissionais podem acessar as informações exatas do membro inferior de seu paciente e o ponto preciso onde devem colocar a prótese.

As vantagens de usar essa tecnologia são:

  • Maior duração da prótese.
  • Melhor funcionamento da articulação.
  • A correção de deformidades anteriores com próteses padrão; ou seja, a necessidade de recorrer a próteses especiais é evitada.
  • Liberações mais baixas de tecidos moles que, somadas às infiltrações analgésicas intraoperatórias, reduzem a dor pós-operatória.
  • Mobilização mais rápida do membro operado, o que inclui ficar em pé e caminhar no mesmo dia da intervenção.
  • Menor tempo de internação e início rápido da reabilitação.

Quais os riscos da Cirurgia Robótica do Joelho?

Embora a cirurgia robótica seja geralmente considerada segura, a FDA (órgão dos Estados Unidos) está revisando os dados após um número crescente de relatos de complicações relacionadas.

Desde agosto de 2012, cerca de 71 mortes foram registradas no banco de dados de relatórios on-line da FDA desde a introdução dos robôs.

E os casos adversos relacionados aos robôs aumentaram 34% entre 2011 e 2012, o que motivou a FDA a iniciar uma investigação. Além disso, um novo estudo da Hopkins mostra que esses problemas geralmente ocorrem sem serem totalmente relatados.

Mesmo assim, os cirurgiões veem muitas vantagens em realizar procedimentos com um robô. Uma tela de computador expande tudo em 3D, o que aumenta muito o campo de visão do cirurgião. As “mãos” do robô podem alcançar espaços mais estreitos e se mover de maneiras que as mãos humanas não podem.

Além disso, o software da máquina corrige os tremores das mãos do cirurgião. O robô também pode reduzir a fadiga do médico, já que os cirurgiões operam os controles do robô sentados em um console em vez de ficar na frente do paciente por horas.

Cirurgias robóticas minimamente invasivas geralmente resultam em menos perda de sangue e recuperações mais rápidas, uma vez que a incisão a ser curada é menor.

Esta é uma vantagem particular para cirurgias nas quais houve poucos procedimentos minimamente invasivos até o robô aparecer.

Claro, há riscos com qualquer tipo de cirurgia. Mas em cirurgias com robôs os riscos são muito menores.

Qual é a finalidade da Cirurgia Robótica do Joelho?

A cirurgia robótica do joelho é um procedimento cirúrgico que visa substituir as superfícies articulares do joelho (tíbia do fêmur e patela) por um implante cirúrgico ou prótese.

As partes metálicas do fêmur e da tíbia são compostas por uma liga de cobalto cromado e níquel.

Entre os implantes metálicos femorais e tibiais, uma inserção de polietileno é colocada.

Nota: é importante relatar suas alergias e, especialmente, alergias a metais como níquel (reações alérgicas da pele a bijuterias, fivelas de cinto, botões de jeans).

As peças metálicas podem ser fixadas ao osso por cimento acrílico específico ou são cobertas com um tratamento de superfície que permite que o osso volte a crescer por dentro (prótese sem cimento).

Como é o robô que faz a Cirurgia Robótica do Joelho?

No Dia D, o cirurgião mantém o controle de cada um dos gestos e realiza a operação sozinho. A primeira etapa do procedimento é ajustar o planejamento 3D realizado usando sensores que levem em consideração os ligamentos e a amplitude de movimento do paciente e melhorem ainda mais a precisão do gesto.

Uma vez feitos os ajustes, o robô faz os cortes ósseos guiados pelo cirurgião e de acordo com o modelo 3D personalizado do paciente.

O robô também oferece a máxima segurança ao procedimento cirúrgico, uma vez que o braço do robô, mantido pelo cirurgião, não permite que ele vá além do perímetro definido: todos os elementos ao redor do osso estão protegidos.

A precisão do procedimento garante menos cirurgia traumática para o paciente e menos dolorosa. Assim, a recuperação do paciente após a cirurgia é melhorada, o que reduz o tempo de internação e garante atendimento ambulatorial.

Dessa forma, o paciente se recuperará mais rapidamente e a duração de sua hospitalização será reduzida.

Essa tecnologia também permite melhorar o manejo cirúrgico dos casos mais complexos, com anomalias congênitas ou deformidades graves.

O cirurgião pode então visualizar a anatomia de seu paciente e escolher a melhor estratégia cirúrgica. Cada intervenção é, portanto, personalizada.

Quem pode passar pela Cirurgia Robótica do Joelho?

A cirurgia robótica do joelho é ideal para pacientes com deformidades graves, casos complexos, osteoartrite pós-traumática, pacientes com implantes intramedulares, etc.

A navegação robótica facilita e nos permite realizar cirurgias que não seriam convencionalmente possíveis, mas qualquer paciente submetido a próteses de joelho se beneficiará de maior segurança e ótimos resultados se este sistema for usado.

Gostou de saber mais sobre a cirurgia robótica do joelho? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Post Anterior: Prótese Total De Joelho – Saiba Todos Os Detalhes

Gostou do artigo? Compartilhe!

Share on pinterest
Pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Precisa de um especialista em Joelho?

Agende uma consulta agora

Dr. Ulbiramar Correia

Ortopedia, Traumatologia, Medicina Esportiva & Cirurgia de Joelho.

Dr. Ulbiramar Correia atua há mais de 10 anos em Goiânia e tem expertise em diversos tipos de cirurgia do joelho, como artroscopia, prótese do joelho e medicina esportiva. Em mais de uma década, trata as mais variadas condições médicas que podem acometer os joelhos, dentre elas doenças ósseas, traumatismo, instabilidade articular, luxação, luxação patelar, artrose, osteoartrite, doenças musculoesqueléticas, lesões da cartilagem articular, meniscos e de ligamentos cruzados do joelho.

Especialidades

LCA goiania

Cirurgia Ligamento Cruzado Anterior – LCA

O Ligamento Cruzado Anterior (LCA), um dos quatro principais ligamentos do joelho, é composto por um resistente “cordão” de tecido fibroso em formato de “x” que conecta o fêmur (osso da coxa) à tíbia (osso da perna). A principal função do LCA é dar estabilidade ao joelho no sentido de rotação, preservando, desse modo, estruturas internas como meniscos e cartilagens. O LCA é essencial para que as pessoas consigam realizar tarefas diárias como sair do carro, ocasião em que após colocar o pé no chão o indivíduo gira o corpo sobre o joelho. Lesões do LCA são frequentes em atletas

Leia mais
doencas-joelho-goiania

Doenças Musculoesqueléticas

O que são doenças musculoesqueléticas? Tendinite no joelho é uma delas Segundo o Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, de São Paulo, 90% da população sofre por causa de dores musculoesqueléticas, fato que leva 30% a faltar no trabalho. Essas dores, geralmente, podem ser sinais de doenças musculoesqueléticas, como tendinite no joelho, bursite, entesopatia, dentre outras. Se não tratadas, essas enfermidades podem comprometer a qualidade de vida e, em casos crônicos, levar à invalidez. Embora os números da pesquisa sejam significativos, boa parte da população não sabe como as doenças musculoesqueléticas se manifestam, nem o

Leia mais
osteoartite-joelho-goiania

Osteoartrite do Joelho

Osteoartrite? Consulte médico especialista em Joelho em Goiânia Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a osteoartrite, também denominada de artrose, é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido. Ainda segundo a instituição, 80% dos indivíduos com osteoartrite possuem limitações de movimento e 25% não conseguem realizar atividades do dia a dia como caminhar ou subir escadas, por exemplo. Embora seja conhecida por afetar idosos com mais de 60 anos, pois tem caráter degenerativo, uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) revela que 20% dos brasileiros na faixa

Leia mais
instabilidade-articular-joelho-goiania

Instabilidade Articular: causas, diagnóstico e tratamentos

Instabilidade articular? Vá ao médico especialista em Joelho Você já se desequilibrou andado ou sentiu dor carregando algo mais pesado? Acontece com frequência? Se sua resposta for sim, é hora de procurar avaliação de um médico especialista em Joelho, pois você pode estar sofrendo com instabilidade articular. Esse problema, que pode ter origem congênita (de nascença) ou adquirida, ocorre quando os ligamentos do joelho estão enfraquecidos e pode envolver outras estruturas como músculos, cartilagem articular e meniscos. Dentre os principais ligamentos do joelho estão: Ligamento Cruzado Anterior (LCA), Ligamento Colateral Lateral (LCL), Ligamento Colateral Medial (LCM) e Ligamento Cruzado Posterior

Leia mais
luxacao-joelho-goiania

Luxação do Joelho

Luxou o joelho? Consulte o médico especialista em Joelho em Goiânia Embora já tenha sido conhecida como uma entorse rara, cresceu consideravelmente nos últimos anos os casos de luxação do joelho no Brasil, isso se deve ao expressivo número de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motos, e a quantidade crescente de praticantes de exercícios físicos. Considerada uma das lesões mais graves, decorrente de trauma direto ou indireto, a luxação do joelho acontece quando existe desencaixe dos ossos da articulação e a ruptura de pelo menos 2 dos quatro principais ligamentos do Joelho – Ligamento Cruzado Anterior (LCA), Ligamento Colateral Medial

Leia mais
lesoes-joelho-goiania

Lesões do Joelho

Cartilagem articular e meniscos são afetados por lesões do joelho? O joelho, uma das maiores articulações do corpo humano, é composto pelo fêmur, tíbia e patela. Todos esses ossos são ligados por várias estruturas, como ligamentos, tendões, cartilagem e menisco. Por ser um membro bastante solicitado no dia a dia para diversas atividades cotidianas, o joelho é uma das áreas que mais sofre lesões diretas e indiretas. Rompimento do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), condromalácia, tendinite, luxação patelar, lesão do menisco, rompimento do Ligamento Cruzado Posterior (LCP), dentre outras, são os principais traumas que acometem os joelhos. Detalhes sobre essas lesões

Leia mais

Venha até nós

Precisa de atendimento?

Fale Conosco