Você já se desequilibrou andando ou sentiu dor carregando algo mais pesado? Acontece com frequência? Se sua resposta for sim, é hora de procurar avaliação de um médico especialista em joelho em Goiânia, pois você pode estar sofrendo com instabilidade articular. 

Esse problema, que pode ter origem congênita (de nascença) ou adquirida, ocorre quando os ligamentos do joelho estão enfraquecidos e pode envolver outras estruturas como músculos, cartilagem articular e meniscos.

O joelho é composto por vários ligamentos, os quais fornecem estabilidade à articulação.

Desse modo, quando algum deles sofre uma lesão ou é fraco, o joelho pode se tornar instável – quanto maior o número de ligamentos afetados, maior será a instabilidade.

Para detectar a verdadeira causa do problema é imprescindível fazer testes clínicos com um médico especialista em joelho.

Preparamos um guia completo explicando em detalhes as causas, sintomas, como é feito o diagnóstico, tratamentos e medidas de prevenção para instabilidade nas articulações. Vale a pena conferir!

Quais são as causas e sintomas da instabilidade articular?

Lesão após uma queda, movimentos repetitivos e esforço exagerado são alguns fatores que podem provocar instabilidades articulares.

Os sintomas incluem dor, irritação, inchaço (edema), dificuldade para estender totalmente o joelho e desconforto.

Se não for diagnosticada precocemente, a instabilidade no joelho pode provocar o desgaste da cartilagem e evoluir para artrose.

Como é feito o diagnóstico da instabilidade no joelho?

Para diagnosticar a instabilidade no joelho, o ortopedista especialista em joelho realiza um exame clínico. 

Nessa primeira parte, o mpedico avalia o alinhamento do joelho, de toda a perna, e também a maneira como o paciente anda e corre, pois, geralmente, a instabilidade se apresenta nesse momento. 

O especialista também utiliza exames de imagens complementares, como radiografia, ressonância e tomografia, a fim de dar um diagnóstico mais assertivo e a determinar a gravidade da lesão.

Quais são os tratamentos indicados para instabilidade de joelho?

O tratamento dependerá da causa e da gravidade da instabilidade na articulação. 

Dessa forma, pode ser conservador (sem cirurgia), por meio de repouso, interrompendo todas as atividades que pioram os sintomas; uso de órteses estabilizadoras; fortalecimento muscular ou sessões de fisioterapia. 

No entanto, se os ligamentos forem afetados, o tratamento será cirúrgico, visto que é necessário a reparação e reconstrução desses tecidos. 

Quem decide qual é o melhor tratamento a ser empregado é o médico com especialização em joelho.

Usar joelheiras ajuda a prevenir a instabilidade no joelho?

A joelheira ortopédica é bastante utilizada por atletas profissionais e amadores, especialmente por corredores, praticantes de salto ou levantadores de peso, por exemplo.

Esse acessório também auxilia na realização de exercícios funcionais e dança, momento em que o joelho fica mais vulnerável e exposto a lesões. 

Assim, a joelheira pode melhorar a saúde do joelho e prevenir a instabilidade articulare, pois auxilia na estabilidade do joelho.

Mas, apesar dos benefícios, antes de recorrer ao uso desse acessório é imprescindível consultar um ortopedista, tendo em vista que a utilização inadequada pode ser danosa e até agravar uma lesão de cartilagem, por exemplo.

Conclusão

Como mostrado ao longo desse guia, a instabilidade articular pode ser decorrente de diferentes fatores, tornando necessária uma avaliação ortopédica detalhada.

Por meio do exame clínico e exames de imagem, o médico dará um diagnóstico mais preciso, e com base no resultado, propor o tratamento mais adequado.

É importante estar atento aos sinais de instabilidade no joelho e buscar ajuda médica o mais breve possível, a fim de não agravar a condição.

Se você mora em Goiânia e suspeita de instabilidade articular, agende uma consulta o quanto antes para obter um diagnóstico correto e dar início ao tratamento.

Ortopedista especialista em joelho [CRM/GO: 11552 | SBOT: 12166 | RQE: 7240]. Membro titular da SBCJ (sociedade brasileira de cirurgia do joelho), SBRATE (sociedade brasileira de artroscopia e trauma esportivo) e da SBOT(sociedade brasileira de ortopedia e traumatologia).