Posso correr com lesão no menisco? Quais as complicações?

posso-correr-com-lesao-no-menisco

Se a sua pergunta é se posso correr com lesão no menisco, o ideal seria evitar, principalmente porque a função do menisco é ao mesmo tempo estabilizar a articulação e proteger a cartilagem, amortecendo os impactos.

Para um corredor, com o tempo, o menisco perde sua flexibilidade, pode haver uma fissura e o joelho torna-se mais vulnerável às pressões.

Portanto, se você tem uma lesão no menisco, a dica é consultar um ortopedista especialista em joelho, até para tirar suas dúvidas se pode ou não correr, assim como tratar da lesão.

Mesmo assim, reunimos aqui as principais informações relacionadas à lesão no menisco e práticas esportivas, de forma que você pratique seus exercícios de forma segura e evitar complicações mais sérias.

Posso correr com lesão no menisco: por que tão comum entre os esportistas?

O menisco é uma pequena cartilagem localizada na articulação do joelho, mais precisamente entre o fêmur e a tíbia.

Tem um papel de amortecedor do joelho, além de participar na sua estabilidade.

No total, temos dois meniscos, um interno e um externo.

Curiosamente, esse pedaço de cartilagem é muito frágil, em comparação com sua tamanha importância para a saúde do joelho.

Por isso, os esportistas que solicitam muito os meniscos, por volta dos 35 anos, podem apresentar uma lesão no menisco.

É normal você ouvir entre atletas: posso correr com lesão no menisco? É o que você vai ver a seguir. 

Posso correr com lesão no menisco?

Sendo o menisco amortecedor do joelho, correr com um menisco lesionado não é recomendado, porque os choques repetidos podem lesioná-lo ainda mais.

O problema com esse tipo de traumatismo é que as pessoas não reagem da mesma maneira.

Enquanto algumas não conseguirão correr por conta da dor, outras vão dizer “posso correr com lesão no menisco” sem problema nenhum, simplesmente porque viverão sua vida com um menisco lesionado mesmo sem saber.

Se você não abre mão de uma atividade física, isso não significa que deve deixar de fazer, porém, procure ir com mais calma.

Por exemplo, você pode trocar a corrida por uma caminhada ou outra atividade física.

E é essencial usar tênis de boa qualidade, que conte com um sistema de amortecimento e se você quiser mesmo correr, prefira superfícies planas, ou seja, que não forcem muito o joelho.

Além disso, após cada atividade física, aplique gelo nas articulações para aliviar as dores.

Qual esporte praticar com lesão no menisco?

Agora que você já tem a resposta para a pergunta posso correr com lesão no menisco, que não é o ideal, quais esportes são recomendados?

  • Musculação: a musculação é eficaz para compensar a fraqueza do menisco. Com os músculos mais fortes, seu joelho será mais estável e menos doloroso;
  • Natação: a natação é um dos melhores esportes para pessoas com problemas no joelho. Além de ser uma atividade física que trabalha todos os músculos, é menos traumatizante para o corpo;
  • Bicicleta: na bicicleta, seus joelhos não suportam o peso do corpo e pedalar fortalece os músculos e as articulações. Você pode tanto andar de bicicleta ao ar livre quanto ter uma bicicleta ergométrica em casa.

Na verdade, se você foi diagnosticado com uma lesão no menisco, é super importante fazer um acompanhamento com um ortopedista especialista em joelho, até para avaliar o grau da lesão.

Infelizmente, o único tratamento para algumas lesões meniscais é a cirurgia. E aqui vem a notícia boa: é um procedimento minimamente invasivo, que você não vai sentir praticamente nenhuma dor, e logo vai poder correr novamente.

Posso correr com lesão no menisco: qual médico procurar?

Se você sentir seu joelho travando ou instável e ainda está se perguntando se posso correr com lesão no menisco, o ideal é marcar uma consulta com um ortopedista especialista em joelho em Goiânia, para diagnosticar e propor o melhor tratamento.

O Dr. Ubiramar Correia é uma referência, profissional com expertise em várias condições médicas que podem acometer os joelhos, não apenas cirurgia e tratamento de menisco, mas também prótese de joelho, cirurgia de LCA, artrose, doenças ósseas..

Seu foco está em cirurgias minimamente invasivas no joelho, reduzindo consideravelmente a dor no pós-operatório, proporcionando mais conforto e tranquilidade para o paciente.

Com um atendimento humanizado, seu principal objetivo é promover aos seus pacientes uma melhor qualidade de vida e bem-estar!

Posts recentes

Gostou do artigo? Compartilhe!

Share on pinterest
Pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Precisa de um especialista em Joelho?

Agende uma consulta agora

Dr. Ulbiramar Correia

Ortopedia, Traumatologia, Medicina Esportiva & Cirurgia de Joelho.

Dr. Ulbiramar Correia atua há mais de 10 anos em Goiânia e tem expertise em diversos tipos de cirurgia do joelho, como artroscopia, prótese do joelho e medicina esportiva. Em mais de uma década, trata as mais variadas condições médicas que podem acometer os joelhos, dentre elas doenças ósseas, traumatismo, instabilidade articular, luxação, luxação patelar, artrose, osteoartrite, doenças musculoesqueléticas, lesões da cartilagem articular, meniscos e de ligamentos cruzados do joelho.

Especialidades

LCA goiania

Cirurgia Ligamento Cruzado Anterior – LCA

O Ligamento Cruzado Anterior (LCA), um dos quatro principais ligamentos do joelho, é composto por um resistente “cordão” de tecido fibroso em formato de “x” que conecta o fêmur (osso da coxa) à tíbia (osso da perna). A principal função do LCA é dar estabilidade ao joelho no sentido de rotação, preservando, desse modo, estruturas internas como meniscos e cartilagens. O LCA é essencial para que as pessoas consigam realizar tarefas diárias como sair do carro, ocasião em que após colocar o pé no chão o indivíduo gira o corpo sobre o joelho. Lesões do LCA são frequentes em atletas

Leia mais
doencas-joelho-goiania

Doenças Musculoesqueléticas

O que são doenças musculoesqueléticas? Tendinite no joelho é uma delas Segundo o Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, de São Paulo, 90% da população sofre por causa de dores musculoesqueléticas, fato que leva 30% a faltar no trabalho. Essas dores, geralmente, podem ser sinais de doenças musculoesqueléticas, como tendinite no joelho, bursite, entesopatia, dentre outras. Se não tratadas, essas enfermidades podem comprometer a qualidade de vida e, em casos crônicos, levar à invalidez. Embora os números da pesquisa sejam significativos, boa parte da população não sabe como as doenças musculoesqueléticas se manifestam, nem o

Leia mais
osteoartite-joelho-goiania

Osteoartrite do Joelho

Osteoartrite? Consulte médico especialista em Joelho em Goiânia Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a osteoartrite, também denominada de artrose, é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido. Ainda segundo a instituição, 80% dos indivíduos com osteoartrite possuem limitações de movimento e 25% não conseguem realizar atividades do dia a dia como caminhar ou subir escadas, por exemplo. Embora seja conhecida por afetar idosos com mais de 60 anos, pois tem caráter degenerativo, uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) revela que 20% dos brasileiros na faixa

Leia mais
instabilidade-articular-joelho-goiania

Instabilidade Articular: causas, diagnóstico e tratamentos

Instabilidade articular? Vá ao médico especialista em Joelho Você já se desequilibrou andado ou sentiu dor carregando algo mais pesado? Acontece com frequência? Se sua resposta for sim, é hora de procurar avaliação de um médico especialista em Joelho, pois você pode estar sofrendo com instabilidade articular. Esse problema, que pode ter origem congênita (de nascença) ou adquirida, ocorre quando os ligamentos do joelho estão enfraquecidos e pode envolver outras estruturas como músculos, cartilagem articular e meniscos. Dentre os principais ligamentos do joelho estão: Ligamento Cruzado Anterior (LCA), Ligamento Colateral Lateral (LCL), Ligamento Colateral Medial (LCM) e Ligamento Cruzado Posterior

Leia mais
luxacao-joelho-goiania

Luxação do Joelho

Luxou o joelho? Consulte o médico especialista em Joelho em Goiânia Embora já tenha sido conhecida como uma entorse rara, cresceu consideravelmente nos últimos anos os casos de luxação do joelho no Brasil, isso se deve ao expressivo número de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motos, e a quantidade crescente de praticantes de exercícios físicos. Considerada uma das lesões mais graves, decorrente de trauma direto ou indireto, a luxação do joelho acontece quando existe desencaixe dos ossos da articulação e a ruptura de pelo menos 2 dos quatro principais ligamentos do Joelho – Ligamento Cruzado Anterior (LCA), Ligamento Colateral Medial

Leia mais
lesoes-joelho-goiania

Lesões do Joelho

Cartilagem articular e meniscos são afetados por lesões do joelho? O joelho, uma das maiores articulações do corpo humano, é composto pelo fêmur, tíbia e patela. Todos esses ossos são ligados por várias estruturas, como ligamentos, tendões, cartilagem e menisco. Por ser um membro bastante solicitado no dia a dia para diversas atividades cotidianas, o joelho é uma das áreas que mais sofre lesões diretas e indiretas. Rompimento do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), condromalácia, tendinite, luxação patelar, lesão do menisco, rompimento do Ligamento Cruzado Posterior (LCP), dentre outras, são os principais traumas que acometem os joelhos. Detalhes sobre essas lesões

Leia mais

Venha até nós

Precisa de atendimento?

Fale Conosco