Reconstrução de LCA o que é?

O joelho, uma das articulações mais importantes e complexas do corpo humano, é composto por músculos, tendões, ligamentos e por três ossos: fêmur, tíbia e patela. Esses ossos são conectados por ligamentos que tem como principal objetivo propiciar estabilidade ao joelho. Dentre os ligamentos mais importantes estão o Ligamento Cruzado Anterior (LCA), Ligamento Cruzado Posterior (LCP), Ligamento Colateral Lateral (LCL) e Ligamento Colateral Medial (LCM).

Por ser uma articulação bastante requisitada no dia a dia, lesões no joelho são comuns. Para se ter uma ideia, é a segunda mais frequente em atletas, sejam profissionais ou amadores. Nos EUA, anualmente ocorrem cerca de 200 mil lesões do LCA e são realizadas aproximadamente 100 mil cirurgias de reconstrução deste ligamento. No Brasil e em Goiânia os dados são inconclusivos, mas acredita-se que o número também seja expressivo.

Mas não são somente atletas que praticam esportes que exigem mudança rápida de direção e contato físico, como o futebol, os acometidos por esse problema. Causadas por diversos fatores, lesões no joelho podem ocorrer em decorrência de sedentarismo, exercícios físicos intensos ou feitos inadequadamente, predisposição genética, doenças ósseas, idade, excesso de peso, uso frequente de saltos com mais 3 de cm de altura, traumas por pancada (decorrentes de acidentes ou quedas, por exemplo), etc.

O que é a reconstrução do LCA?

Em vários casos de ruptura total ou parcial do ligamento, a cirurgia de reconstrução LCA pode ser a opção mais apropriada de tratamento. A cirurgia do ligamento cruzado anterior é feita por meio de artroscopia. A cirurgia consiste basicamente em substituir o ligamento lesionado por enxerto retirado do próprio paciente. A escolha do enxerto depende do tipo de lesão, por isso o médico especialista em joelho leva em consideração questões como grau de deslocamento, instabilidade e outras lesões relacionadas.

Os enxertos mais utilizados são os procedentes de tendões flexores do joelho ou de ligamento patelar. A fixação óssea é realizada por meio de uma variedade de dispositivos, conhecidos popularmente como pinos, para assegurar uma boa cicatrização dos enxertos e reduzir as chances de futuros afrouxamentos.

Quando a cirurgia do LCA é indicada?

 A indicação da cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior dependerá do tipo de lesão e do perfil do paciente. Hoje em dia há um consenso entre os ortopedistas especialistas em Cirurgia do Joelho, em Goiânia existem alguns, no qual a cirurgia deve ser recomendada para pacientes jovens e que pretendem voltar à prática esportiva – principalmente atletas profissionais.

Isso ocorre porque o tempo e a qualidade da reabilitação por meio de tratamentos conservadores pode se prolongar demasiadamente, podendo causar instabilidade da articulação e comprometer o rendimento do atleta.

A cirurgia do LCA também pode ser indicada em casos de ruptura parcial do ligamento cruzado anterior quando estiver associada a outros tipos de lesões, como de meniscos.

Avatar photo
Dr. Ulbiramar Correia

Ortopedista especialista em joelho [CRM/GO: 11552 | SBOT: 12166 | RQE: 7240]. Membro titular da SBCJ (sociedade brasileira de cirurgia do joelho), SBRATE (sociedade brasileira de artroscopia e trauma esportivo) e da SBOT(sociedade brasileira de ortopedia e traumatologia).