(62) 3089-0978
uc.ortopedia@gmail.com
Rua S-6, 146 , 1°andar, Setor Bela Vista, Goiânia

Osteoartrite do Joelho

Osteoartrite? Consulte médico especialista em Joelho em Goiânia

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a osteoartrite, também denominada de artrose, é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido. Ainda segundo a instituição, 80% dos indivíduos com osteoartrite possuem limitações de movimento e 25% não conseguem realizar atividades do dia a dia como caminhar ou subir escadas, por exemplo.

Embora seja conhecida por afetar idosos com mais de 60 anos, pois tem caráter degenerativo, uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) revela que 20% dos brasileiros na faixa etária dos 30 anos sofrem com essa enfermidade. Além disso, dados do Instituto Nacional de Seguro Social do Governo Federal (INSS) indicam que a artrose é a terceira causa de afastamento do trabalho.

Os sintomas da osteoartrite são semelhantes ao da condromalácia patelar. Dentre eles destacam-se: dor no joelho, rigidez, dificuldade para caminhar ou subir e descer escadas, perda de flexibilidade, inchaço, crepitações (estalos), etc. Para ter um diagnóstico assertivo, é fundamental procurar um médico especialista em Joelho em Goiânia. Mas antes de ir ao ortopedista, que tal conhecer um pouco mais sobre doença e os tratamentos disponíveis na capital?

 

O que o médico especialista em Joelho indica como tratamento?

A Osteoartrite é caracterizada pelo desgaste ou degeneração da cartilagem do joelho e possui uma série de causas, como envelhecimento; sedentarismo; sobrepeso; doenças metabólicas; sobrecarga nos joelhos devido a esforço físico de atividades diárias ou esportes; fatores hereditários; gênero, as mulheres são as mais afetadas; alterações nos ossos, como joelhos valgo (voltados para dentro) ou varo (voltados para fora); etc.

O diagnóstico dessa doença pode ser clínico, ou seja, o médico especialista em Joelho analisa os sintomas típicos relatados pelo paciente e a idade. Porém, o ortopedista pode pedir exames laboratoriais, especialmente se o paciente for jovem (menos de 45 anos). Dentre os exames que podem ser solicitados estão radiografia, ressonância magnética, ultrassonografia, hemograma e análise do líquido sinovial da articulação do joelho.

O tratamento da osteoartrite visa aliviar a dor, a dificuldade para caminhar e o inchaço. O médico especialista em Joelho em Goiânia leva sempre em consideração a gravidade da doença para determinar qual é a melhor terapêutica. Desse modo, pode indicar analgésicos, anti-inflamatórios, narcóticos e fisioterapia, por exemplo.

No entanto, caso o tratamento convencional não surta efeitos, também é possível realizar infiltrações de cortisona ou ácido hialurônico. Por fim, a última opção é fazer uma cirurgia no joelho para substituir a articulação, procedimento denominado de artroplastia. Quando isso acontece, o ortopedista substitui (parcial ou total) a articulação por uma prótese, que pode ser de plástico ou metal.

 

Precisa consultar? Não está em Goiânia? Conte com a Telemedicina!

Caso esteja fora capital e precise de consulta com um médico especialista em Joelho em Goiânia, você pode contar com a Telemedicina, serviço inovador que vem conquistando cada vez mais espaço no Brasil. Por meio da telemedicina é possível monitorar as condições de saúde do paciente (teleassistência), receber laudos (telelaudos) e ainda existe a possibilidade do médico intervir em situações delicadas.

Mesmo por meio de assistência remota, a telemedicina proporciona atendimento humanizado, pode melhorar a relação médico-paciente e proporciona mais qualidade de vida. Esses são somente alguns dos benefícios que a telemedicina oferece.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Precisa de um especialista em Joelho?

Agende uma consulta agora

Blog

Especialidades

Dores crônicas ou aguda nos ossos, articulações, ligamentos, tendões, bursas e músculos, por exemplo, podem ser sinais de doenças musculoesqueléticas. Nesse texto, você conhecerá as principais doenças musculoesqueléticas que afetam os joelhos.
A Osteoartrite é caracterizada pelo desgaste ou degeneração da cartilagem do joelho e possui uma série de causas, como envelhecimento; sedentarismo; sobrepeso; doenças metabólicas; sobrecarga nos joelhos devido a esforço físico de atividades diárias ou esportes; fatores hereditários; gênero, as mulheres são as mais afetadas; alterações nos ossos, como joelhos valgo (voltados para dentro) ou varo (voltados para fora); etc.
Lesão após uma queda, movimentos repetitivos e esforço exagerado são alguns fatores que podem provocar instabilidade articular. Os sintomas desse problema incluem dor, irritação, inchaço (edema), dificuldade para estender totalmente o joelho e desconforto. Se não for diagnosticada precocemente, a instabilidade no joelho pode provocar o desgaste da cartilagem e evoluir para artrose.
Considerada uma das lesões mais graves, decorrente de trauma direto ou indireto, a luxação do joelho acontece quando existe desencaixe dos ossos da articulação e a ruptura de pelo menos 2 dos quatro principais ligamentos do Joelho – Ligamento Cruzado Anterior (LCA), Ligamento Colateral Medial (LCM), Ligamento Cruzado Posterior (LCP) e Ligamento Colateral Lateral (LCL). Os ligamentos, faixas fortes de tecido, são responsáveis por dar estabilidade ao joelho.

Venha até nós

Precisa de atendimento?

Fale Conosco

Dr. Ulbiramar Correia – 2020

Todos os direitos reservados