Sintomas de Rejeição de Prótese de Joelho: saiba quais são

Tudo o que envolve procedimentos cirúrgicos gera muita preocupação e uma delas está relacionada aos sintomas de rejeição de prótese de joelho.

Vale lembrar que a prótese de joelho pode durar anos, e são poucos os casos onde é necessária uma nova intervenção, como o desgaste do material ou mesmo uma rejeição, por exemplo.

Por isso é importante fazer todo o acompanhamento com seu médico ortopedista e assim que notar algo diferente, marcar uma consulta o mais breve possível.

Você vai colocar uma prótese de joelho ou conhece alguém e quer saber quais os sintomas de rejeição de prótese de joelho?

Então, vamos esclarecer todas as suas dúvidas agora!

Rejeição de prótese de joelho o que é?

Antes de saber quais os sintomas de rejeição de prótese de joelho, o que é uma rejeição?

Na verdade, em termos médicos, é chamada de infecção, e atinge aproximadamente de 1 a 2% dos pacientes.

Embora as rejeições sejam raras, elas podem aparecer logo após a cirurgia ou se manifestar anos mais tarde.

Quando ocorre uma infecção cutânea ou articular, é essencial que o diagnóstico seja feito o mais rapidamente possível pelo ortopedista especialista em joelho em Goiânia, a fim de tomar as medidas necessárias.

Quando uma nova cirurgia de prótese de joelho é necessária?

Em primeiro lugar, saiba que a prótese de joelho apresenta uma ótima durabilidade, sem a necessidade de uma nova intervenção cirúrgica.

No entanto, outras causas podem justificar uma nova cirurgia, necessitando ou não a substituição da prótese:

  • Desgastes do componente de polietileno: esse desgaste é normal, progressivo e sem sintomas durante anos;
  • Fratura dos ossos ao redor da prótese após uma queda ou acidente: raramente é uma fratura de um componente da prótese;
  • Infecções: embora raras, requer uma substituição de um ou de todos os componentes da prótese;
  • Ruptura da prótese: pode ser de origem mecânica, ligada ao desgaste e envelhecimento dos ossos, e ocorre em uma ou duas peças da prótese, ou de origem infecciosa. Muito raramente, a prótese pode se romper em razão de um acidente ou por movimentos mecânicos inadequados;
  • Lesões de ligamentos: podem deixar o joelho instável e afetar o funcionamento da prótese;
  • Alergia aos metais: é muito rara, e exames específicos devem ser feitos em caso de dúvida.

Se você colocou uma prótese de joelho, é super importante estar atento aos sintomas de rejeição de prótese de joelho e comunicar rapidamente seu médico.

No caso de infecção, se ocorrer no pós-operatório, o uso de antibióticos e lavagem da prótese pode resolver.

No entanto, se surgir mais tarde, talvez seja necessário retirar a prótese, tratar e após alguns meses, recolocar uma prótese nova.

Quais são os sintomas de rejeição de prótese de joelho?

Vamos falar aqui mais especificamente dos sintomas de rejeição de prótese de joelho, que mostram sinais de uma infecção:

  • Febre;
  • Calafrios;
  • Vermelhidão;
  • Inchaço da cicatriz;
  • Secreção.

Todo sintoma anormal, você deve consultar seu médico ortopedista especialista em joelho em Goiânia, uma vez que, quanto mais um diagnóstico de uma complicação é precoce, mais eficaz será o tratamento.

Mesmo sem a ausência de sintomas, um acompanhamento clínico regular de sua prótese é necessário, a fim de evitar qualquer problema mais sério.

Cuidados após uma cirurgia de prótese de joelho

Se o médico identificar sintomas de rejeição de prótese de joelho, talvez seja necessário substituir a prótese.

Portanto, como se trata se uma substituição, é preciso levar em conta as causas dessa nova intervenção e tomar alguns cuidados, como excesso de peso e de atividades.

Tenha em mente que apenas seu joelho foi operado e não o resto do corpo, logo, você deverá adaptar sua atividade à sua condição física.

Pelo fato do mau funcionamento do seu joelho antes da cirurgia durante meses ou mesmo anos, vai levar um tempo para recuperar sua força e flexibilidade.

Na prática, é necessário esperar cerca de seis meses para que se comece a ver os resultados, e não se preocupe se sentir o joelho mais sensível após esforços prolongados, pois lembre-se que é um período de adaptação.

Quanto às atividades físicas, a caminhada, bicicleta e natação são ideais. 

Por outro lado, os esportes que submetem sua articulação a traumatismos, movimentos internos ou impactos violentos podem ser perigosos para sua prótese, logo, é melhor evitar.

Sintomas de rejeição de prótese de joelho: o que fazer?

Se você notar alguns dos sintomas de rejeição de prótese de joelho, entre logo em contato com seu médico ortopedista especialista em joelho em Goiânia.

Assim, ele vai avaliar o que pode estar acontecendo com sua prótese e indicar o melhor tratamento.

O Dr. Ubiramar Correia é uma referência, profissional com expertise em várias condições médicas que podem acometer os joelhos, não apenas prótese de joelho, mas também lesão de menisco, ruptura de ligamentos cruzados, artrose, doenças ósseas..

Seu foco está em cirurgias minimamente invasivas, reduzindo consideravelmente a dor no pós-operatório, proporcionando mais conforto e tranquilidade para o paciente.

Dessa forma, é o profissional habilitado para tratar qualquer complicação após uma cirurgia de prótese de joelho, de forma a promover o seu bem-estar e qualidade de vida, que é essencial para o seu processo de recuperação!