O LCP – Ligamento Cruzado Posterior, um dos mais importantes do joelho, é uma estrutura fibrosa localizada atrás do joelho e liga o fêmur (osso da coxa) à tíbia (osso da perna).
Quando há uma lesão nesta área crítica, o LCP – Tratamento de lesão no ligamento cruzado posterior torna-se fundamental para recuperar a estabilidade e funcionalidade do joelho.
Formado por duas faixas de tecido, o LCP tem como principal função dar estabilidade ao joelho. Quando é rompido, alguns movimentos podem ficar inviabilizados.
Normalmente, acidentes ciclísticos, de carro, motociclísticos, queda ou entorse podem desencadear lesão no ligamento cruzado posterior. Esportistas de modalidades como rugby, futebol americano e artes marciais também podem sofrer com o rompimento do LCP.
Quando ocorre lesão do LCP, o joelho fica inchado, dolorido e pode surgir instabilidade na articulação.
LCP – Tratamento de lesão no ligamento cruzado posterior: Sintomas
Todavia, os sintomas dependem da gravidade da lesão. Em razão disso, lesões do ligamento cruzado posterior são divididas em três graus. Confira quais são:
Lesão no LCP Grau 1
O LCP fica ligeiramente distendido, mas o joelho permanece estável;
Lesão no ligamento cruzado posterior Grau 2
A distensão deixa o tendão frouxo e a ruptura é parcial;
Lesão no LCP Grau 3
Existe a ruptura total do ligamento, provocando instabilidade do joelho.
Dependendo do grau da lesão, os sintomas podem desaparecer em algumas semanas. Contudo, se o joelho permanecer instável, é preciso procurar um ortopedista especialista em Joelho.
O diagnóstico de lesão no ligamento cruzado posterior é feito através de exames de imagem como raio-x e ressonância magnética.
O tratamento é realizado de forma individual e o ortopedista leva sempre em consideração o grau da lesão.
Tratamento de lesão de LCP em Goiânia
O responsável por tratar a lesão do LCP em Goiânia é o ortopedista especialista em Joelho. O tratamento para esse tipo de lesão é feito de acordo com o grau de gravidade.
Inicialmente, o tratamento para lesão no ligamento cruzado posterior é conservador (sem necessidade de cirurgia), onde o ortopedista pode receitar anti-inflamatórios e recomendar sessões de fisioterapia e a utilização de algum sustentador para dar apoio e proteção ao joelho lesionado.
Assim, o corpo pode cicatrizar a lesão naturalmente.
Se o tratamento convencional não surtir efeitos, o ortopedista especialista em Joelho pode optar por uma intervenção cirúrgica.
Nesse caso, o médico precisará reconstruir a região, método cirúrgico conhecido como artroscopia, procedimento minimamente invasivo. O processo de recuperação pós-operatório é feito por etapas e envolve equipe multiprofissional.
Motociclistas em Goiânia são afetados por lesão no ligamento cruzado posterior?
Como supracitado, uma lesão do LCP pode decorrer de um acidente motociclístico. Desse modo, com frequência, vários motociclistas em Goiânia sofrem rompimento desse ligamento. Porém, atualmente não há dados disponíveis para quantificar quantos motociclistas são afetados por esse tipo de lesão anualmente.
No entanto, um artigo de 2013 publicado na Revista Brasileira de Ortopedia, o mais recente, mostra que lesões no ligamento cruzado posterior são predominantes em homens que estão na faixa etária dos 33 anos.
A pesquisa salienta, ainda, que 73,80% dos casos de rompimento do LCP decorrem de acidentes de trânsito, dos quais 49,4% envolvem motociclistas. O artigo revela também que 84,7% das lesões são multi ligamentares, envolvendo principalmente o Ligamento Cruzado Anterior (LCA).