O Ligamento Cruzado Anterior (LCA), um dos quatro principais ligamentos do joelho, é composto por um resistente “cordão” de tecido fibroso em formato de “x” que conecta o fêmur (osso da coxa) à tíbia (osso da perna). A principal função do LCA é dar estabilidade ao joelho no sentido de rotação, preservando, desse modo, estruturas internas como meniscos e cartilagens. O LCA é essencial para que as pessoas consigam realizar tarefas diárias como sair do carro, ocasião em que após colocar o pé no chão o indivíduo gira o corpo sobre o joelho.
Lesões do LCA são frequentes em atletas profissionais ou amadores que praticam esportes que tenham movimentos de rotação ou deslocamentos laterais, como futebol, vôlei, basquete, artes marciais, etc. Na maioria das vezes, a lesão do LCA acontece em virtude de uma torção do joelho ou em alguns casos devido a hiperextensão dessa articulação. Para além dos esportes, este problema pode decorrer de entorses do joelho em ambiente doméstico ou profissional e, ainda, como consequência de acidentes de trânsito.
Sintomas e tratamento do LCA
Quando ocorre lesão no LCA, normalmente dá para ouvir um estalo, depois vem a dor, inchaço e derrame articular – aumento do volume de líquido no joelho. Em alguns casos esses sintomas agudos desaparecem em poucos dias, em outros, persistem por mais tempo e surgem sinais crônicos como a instabilidade do joelho (sensação de falseio).
A reconstrução do ligamento posterior do joelho ou tratamento para lesão no LCA pode ser cirúrgico ou conservador (sem cirurgia). A decisão sobre o melhor recurso terapêutico dependerá de vários fatores, como instabilidade do joelho, atividade esportiva ou profissional exercida pelo paciente, etc.
Graus das lesões do LCA
Grau 1: lesão leve e causa rupturas microscópicas. No grau 1, a capacidade global da articulação do joelho não é afetada. Desse modo, o indivíduo continua suportando o peso do próprio corpo.
Grau 2: lesão moderada onde há a ruptura parcial do ligamento. O joelho apresenta-se instável e pode falsear quando o indivíduo caminha.
Grau 3: a lesão é grave e existe a ruptura total do ligamento, deixando o joelho totalmente instável.
Dados sobre lesão do LCA
Surgem anualmente no Brasil mais de 150 mil novos casos de lesão do LCA, essa é uma das lesões mais comum em atletas que praticam esportes de contato. Embora a maior parte esteja relacionada às atividades esportivas, aproximadamente 75% das lesões ocorrem sem qualquer contado direto com o oponente. Mulheres que praticam os mesmos esportes de contato que os homens sofrem sete vezes mais com esse tipo lesão.