Cirurgia no Joelho Menisco: quanto tempo de recuperação?

Uma das perguntas mais frequentes é sobre cirurgia no joelho menisco quanto tempo de recuperação, especialmente por quem pratica esportes.

Na verdade, o período de recuperação vai variar de acordo com o tamanho do menisco retirado e do grau da lesão, e geralmente, pessoas com idade mais avançada, pode demorar um pouco mais.

Por isso que é importante conversar com um ortopedista especialista em joelho para tirar todas as suas dúvidas, e assim, você já pode ir se preparando e saber quanto tempo terá que ficar parado.

Se você está com uma cirurgia de menisco programada, reunimos aqui as principais informações, desde o que é uma lesão de menisco até onde tratar.

Lesão de menisco: o que é?

Para você entender melhor tudo sobre cirurgia no joelho menisco quanto tempo de recuperação, o primeiro passo é saber o que é uma lesão de menisco.

Os meniscos são fibro-cartilagens localizadas na articulação do joelho, entre o fêmur e a tíbia.

Eles têm por objetivo amortecer os choques no momento dos movimentos do joelho, estabilizar a articulação do joelho e lubrificar.

Existem dois meniscos em cada joelho, um menisco interno e um externo, e participam da estabilidade do joelho, e podem sofrer uma fissura, espontâneamente ou após um traumatismo.

Quando a lesão meniscal é dolorosa ou provoca um bloqueio ou instabilidade, o tratamento cirúrgico consiste na retirada da parte lesionada, e geralmente é por meio da artroscopia.

Quais as causas da lesão de menisco?

As causas da lesão de menisco podem ser o próprio envelhecimento ou por conta de um traumatismo.

Com o passar da idade, o tecido fibro-cartilaginoso pode se desgastar. Em outras palavras, essas lesões degenerativas do menisco são frequentemente sinais de uma artrose de joelho.

Por outro lado, pode ser causada também por um traumatismo (durante um esporte) ou micro-traumatismos repetidos, provocando um desgaste ou fissura do menisco.

O risco aumenta com a idade, porque o menisco perde sua elasticidade e se torna mais frágil.

O que é a cirurgia no joelho menisco?

Na maioria dos casos, a cirurgia é por artroscopia, que consiste na remoção da área lesionada, onde é possível preservar grande parte do menisco.

No entanto, quando a lesão está localizada na zona periférica do menisco, na zona vermelha ou vascularizada, a indicação é a sutura meniscal, que também é realizada através da artroscopia.

O diferencial da artroscopia é por conta de ser um procedimento minimamente invasivo, onde pequenas incisões são feitas e é introduzido um artroscópio, um pequeno instrumento com uma câmera.

Esse equipamento transmite a imagem para um monitor de televisão, e por meio de instrumentos cirúrgicos, o ortopedista especialista em joelhoirá reparar ou remover o menisco lesionado.

Cirurgia no joelho menisco: quanto tempo de recuperação?

Se a sua pergunta é cirurgia no joelho menisco quanto tempo de recuperação, vai variar em função do tipo de procedimento.

No caso de uma sutura do menisco, você vai precisar de muletas durante 4 semanas, a fim de aliviar o joelho de seu peso.

A fisioterapia é iniciada logo após a cirurgia, com o objetivo de preservar a flexibilidade do joelho e manter a massa muscular.

Quanto a voltar a praticar atividades físicas, geralmente é de três a seis meses após a cirurgia.

Já se o procedimento for por artroscopia, você já pode andar logo em seguida. E nos dias seguintes, você será capaz de caminhar normalmente.

Portanto, é necessário limitar os deslocamentos nos 10 primeiros dias para evitar o inchaço do joelho.

Além disso, após a primeira semana, sessões de fisioterapia são indicadas para aumentar a força muscular da coxa e flexibilidade do joelho.

O tempo total de recuperação e retorno aos esportes varia de 45 a 90 dias.

O que esperar da cirurgia de menisco?

Agora que você já sabe cirurgia no joelho menisco quanto tempo de recuperação, quais os resultados que você pode esperar da cirurgia?

Independentemente da técnica utilizada, o desaparecimento dos bloqueios, inchaço e sensação de instabilidade é muito rápido.

Em conclusão, o resultado sobre a dor pode depender da presença de outras lesões cartilaginosas por exemplo.

Lembrando que a recuperação da artroscopia é mais rápida que a cirurgia de joelho aberto. Mas é essencial seguir todas as orientações do seu médico.

Onde fazer a cirurgia no joelho menisco?

Para fazer a cirurgia no joelho menisco, é indispensável um ortopedista especialista em joelho, para avaliar o grau da lesão e indicar a técnica mais adequada.

O Dr. Ubiramar Correia é uma referência, profissional com expertise em várias condições médicas que podem acometer os joelhos, não apenas lesão de menisco, mas também ruptura de ligamentos cruzados, artrose, doenças ósseas, próteses…

Acima de tudo, além de buscar a excelência técnica e seguir os melhores protocolos internacionais, seu foco é no atendimento individualizado e humanizado. Em suma, acompanhando o paciente até sua completa recuperação.

Avatar photo
Dr. Ulbiramar Correia

Ortopedista especialista em joelho [CRM/GO: 11552 | SBOT: 12166 | RQE: 7240]. Membro titular da SBCJ (sociedade brasileira de cirurgia do joelho), SBRATE (sociedade brasileira de artroscopia e trauma esportivo) e da SBOT(sociedade brasileira de ortopedia e traumatologia).